terça-feira, 2 de outubro de 2012

Deu na Zero Hora ??????




Uma reportagem de Zero Hora está, de certa forma, revoltando os conhecedores da história de Santiago. Erros ou distorções, não se sabe. Mas o fato é que as informações causaram profundo mal-estar, uma vez que vivemos um momento eleitoral no qual começará a se definir quem vai ser o próximo prefeito do município. Confira a análise publicada no blog O Boqueirão (http://o-boqueirao.blogspot.com.br/):

*Uma breve análise - dos equívocos?! - da matéria de ZH sobre as eleições em Santiago/RS

A - já - (no mínimo) polêmica matéria (de hoje) veiculada pelo jornal Zero Hora (do grupo RBS, principal braço midiático do PiG* gaudério) sobre as razões da hegemonia do setor majoritário da direita em Santiago (PP) está eivada de erros, tendenciosidade, imprecisões e declarações equivocadas ... também de setores 'oposicionistas ao PP', sobretudo de parte do ilustre ex-prefeito Vulmar Leite, hoje no PSDB.

Para começo de conversa, a manchete 'O município que é governado há 120 anos pelo mesmo grupo partidário' está errada, pois dá idéia de continuidade, o que não é verdade. No corpo da matéria está o desmentido: " (...) os opositores só conseguiram chegar ao poder por duas vezes, em 1956 e 1993 (...)" Então, cara pálida, o PP e aliados estão no governo municipal, de forma consecutiva, há 16 anos - e não há 120!

Segundo erro: o poeta Aureliano de Figueiredo Pinto é natural de Tupanciretã (seu berço de nascimento), tendo adotado Santiago somente na etapa madura da vida.

A matéria também ‘esquece’ de citar o importante papel do antigo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) de Rubem Lang , na época em ascenso (semelhante ao PT de hoje), com grande apoio popular pelos seus méritos e pela liderança emergente de Brizola (o Dr. Lang parece, na matéria de ZH, ter concorrido e governado sem partido, de 1956 a 1959).

A declaração atribuída ao ex-prefeito Vulmar (de que a razão das derrotas para a ex-Arena é culpa do PT) é sintomática dos motivos pelos quais a ‘unidade da oposição ao PP local’ é muito difícil de ser conseguida. Vulmar esqueceu-se (se verídica sua declaração) de elencar que, dentre os fatores que proporcionaram sua vitória (ou, melhor, a vitória da oposição de centro-esquerda) em 1992 esteve o fato do Partido dos Trabalhadores, mesmo não tendo integrado oficialmente a coligação liderada pelo PMDB/PDT, tê-lo apoiado e participado ativamente da campanha vitoriosa. Como recompensa, depois da vitória o PT foi solenemente ignorado (para dizer o mínimo) na montagem do governo Vulmar Leite (1993/1996)...

Por fim (teríamos outras considerações, mas deixa pra lá), para comprovar outra imprecisão da matéria, o sociólogo, advogado e blogueiro Júlio Prates (um dos entrevistados por ZH) informa em seu blog que suas avaliações sobre os motivos da hegemonia do PP estão fora de contexto: “(...) a matéria onde eu sou citado precisa ser contextualizada, pois os dados do meu livro PAMPA EM PROGRESSO foram pesquisados em 2003/2004, escritos em 2005 e publicado em janeiro de 2006.” Faço questão de destacar, contudo, que um dos motivos (da hegemonia conservadora) que ele elenca é relevante e merece a atenção, sobretudo, do PT e dos setores de esquerda e populares: como foi olvidado, ao longo dos últimos anos, sobretudo, a intervenção e a disputa nos movimentos populares locais, nas entidades sociais/comunitárias, nas associações de moradores (sobretudo)? Ora, deixar para organizar-se e 'fazer oposição ao PP' apenas nos períodos eleitorais é a receita do fracasso, para a satisfação de quem detém, principalmente, os cabides de emprego e outras 'facilidades' proporcionadas por quem controla - com punho de ferro mas, sobretudo, com a 'caneta' - a 'máquina municipal'.

Então, para os pepistas, entusiastas, adesistas e afoitos, devagar com o andor, pois a coisa não é assim como parece ser...

Aliás, em tempos de governos Tarso e Dilma, quando o Rio Grande e o Brasil crescem, avançam, reparam injustiças históricas, geram emprego, renda, resgatam o papel da cidadania, são respeitados nacional e internacionalmente, Santiago “orgulhar-se” do conservadorismo e do atraso proporcionados pela direita jurássica ... seria dose.

Ainda bem que ZH/RBS, assim como a maioria dos seus colegas do PiG (Partido da Imprensa Golpista) estão cada vez mais desacreditados, pois não é esse o sentimento que auscultamos da maioria da população - que quer mudanças de verdade também no município e que, não por acaso, a matéria tendenciosa de ZH não captou.

ET: Repercussão: A propósito dessa reporcagem de ZH, diz o blogueiro Jorge Loeffler, do conceituado Blog Praia de Xangri-lá: "(...) isto é uma notícia queentristece aos que pensam. Estamos no terceiro milênio e uma cidade deste estado ainda se conserva ouso dizer no medievo em termos de pensamente político. A alternância no poder é e sempre será salutar e por razões óbvias. Pobre cidade que tem um povo politicamente tão pobre."


*Por Júlio Garcia

Nenhum comentário :

Postar um comentário