quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"o que pretendemos construir, coletivamente, para futuro."


SONHO SONHADO POR MUITOS
Antonio Carlos Rosa Bueno.
Após uma longa e exitosa caminhada é importante que façamos algumas reflexões, considerações e agradecimentos, é preciso que entendamos o período pré-eleitoral, como e por que se configuraram desta forma, as composições, as dificuldades estruturais e humanas da campanha e dos nossos adversários, o diálogo com a sociedade, as conquistas, o que deixamos plantado e o que pretendemos construir, coletivamente, para futuro.
Em setembro de 2011 o Partido dos Trabalhadores, através do seu diretório, autorizou que participássemos das negociações do chamado “frentão” que já dialogava há dois meses, com a visão de que não deveríamos ser mais coadjuvantes (carregadores de bandeiras) e sim protagonistas com a inclusão do meu nome na chapa majoritária.   Como já vem acontecendo há anos, o PMDB (leia-se Valério) protelou as negociações, não debatia internamente, não apresentou nomes e recusou o nome apresentado pelos outros, deixando para a última hora a tomada de decisões.
O PT percebendo a manobra e tentando unificar os Partido, retirou o meu nome em favor do Vereador Bianchini, reconhecendo ser naquele momento o Político mais destacado no Parlamento Municipal, de conduta ilibada e que poderia liderar esta frente de partidos, hipótese imediatamente rechaçada pelo Sr. Valério que tem divergências políticas com o Bianchini por questiúnculas do passado, neste momento entendemos que não tinha sentido algum continuar nos reunindo por que definitivamente não chegaríamos a lugar algum.
A situação se complicou, o Bianchini entendeu que seria mais viável politicamente concorrer novamente a Vereador, não tínhamos decisões do PT e, muito menos, do PDT sobre que caminhos deveríamos seguir, se coligados ou não. Num debate maduro e franco o PT aprovou a coligação com o PDT e com o PPL na compreensão de que não poderíamos continuar isolados, precisaríamos aglutinar outras forças para fortalecer a Candidatura Majoritária e garantir a conquista de Bancada no Parlamento. O PDT optou por compor com o Partido dos Trabalhadores e com o Partido da Pátria Livre na compreensão de que seria o melhor caminho para manter e ampliar sua representatividade na Câmara de Vereadores.
Saímos deste processo extremamente fragilizados, com pouquíssimo tempo para conseguirmos o nome do Vice, construirmos o Programa de Governo, estruturarmos e projetarmos a campanha e viabilizarmos recursos para sustentá-la. O PDT não apresentou nome para vice e se mostrava totalmente insensível no trato de questões financeiras.
            Não podemos negar que estávamos totalmente fragmentados, para não dizer esfacelados, o comprometimento e envolvimento dos membros do Diretório de todos os Partido foi mínimo, houve uma descrença total, o compromisso ideológico, o espírito de construção e ação coletiva foram literalmente desprezados. Compreendemos desde o primeiro momento que não conseguiríamos completar o organograma planejado com cargos e funções para todas as etapas da campanha.
Fizemos toda a campanha com meia dúzia de abnegados (guerreiros) que se multiplicavam, planejando, preparando os programas de rádio, tratando de finanças, amenizando divergências ou disputa de beleza, colocando material de publicidade, coordenando a militância paga, visitando cidade e interior, superando o cansaço sem nada reclamar, levando consigo um sorriso no rosto, sendo amável com todos(as) e levando uma mensagem positiva de que Santiago pode mais e merece muito mais.
Diante das dificuldades, do desempenho histórico do PT em Santiago, do poderio dos nossos adversários e da cultura do nosso povo, o resultado obtido é extremamente animador e nos enche de alegria, dobramos o melhor resultado obtido em anos anteriores, recuperamos a bancada elegendo dois vereadores numa composição de 13 (treze), fizemos uma campanha positiva, o desejo de mudança e transformações repercutiu por toda a cidade e até no estado (ZH), agregamos apoios fantásticos de homens e mulheres, jovens ou idosos, explicitados ou anônimos, honramos com cada compromisso assumido seja de postura ou financeiro e acima de tudo, saímos desta campanha inteiros, unidos e de cabeça erguida, prontos para começar imediatamente uma nova caminhada.
Quero elencar algumas pessoas que se destacaram pelo empenho e comprometimento, as quais sou muito grato:
           Ao meu vice, Companheiro João Silveira, que de última hora aceitou o desafio de encarar uma campanha da qual, antecipadamente, sabíamos que seria mais para construir do que vitoriosa neste momento. João, mesmo com suas dificuldades e sendo desconhecido dos Santiaguenses por ter retornado há pouco, deu o melhor de si, foi um parceirão e contribuiu em muito para levarmos até o fim a campanha de acordo com o que planejamos;
            Ao velho Companheiro de todas as lutas TOTI BUENO, incansável batalhador, guerreiro que não tem dobradiça na coluna, parceiro de todos os sonhos e ideais, inseparável na boa luta, militante invejável que faz política embasada em argumentos, estimulando a conscientização, de dia ou de noite, com sol ou com chuva, firme e exigente acaba conquistando o carinho de todos os que o acompanham, faz com que a caminhada seja leve e entusiasmante;
            Ao Marcelo, a mais agradável surpresa, agregou a energia do tio e a inteligência do pai, quebrou a monotonia da campanha, bombou o facebook, documentou momento ímpares, registrou manifestações de toda ordem, emocionou-se em vários momentos fazendo nossa caminhada mais humana e emotiva, foi parceiro e entusiasta;
            Não posso deixar de registrar a contribuição qualificada da Companheira Vitória, sua competência, sua capacidade e sua proatividade deram a qualidade aos nossos programas de rádio, os quais foram reconhecidos pelos Santiaguenses como os melhores, ela transformou limão em limonada nos momentos mais difíceis, quando, dado ao rol de responsabilidades que tínhamos que assumir, estávamos vazios de idéias e sem condições de elaborar textos, ela intervia e dava um arranjo todo especial.
            Por fim, preciso registrar a manifestação de apoio de tantos Santiaguenses que em muitas vezes optaram pelo anonimato, que compactuaram com o desejo de mudança, alguns jamais votaram para Prefeito no PT, mas viram no meu nome muita seriedade e na nossa mensagem uma necessidade para o progresso e melhoria de vida dos nossos conterrâneos, por isto se engajaram e fortaleceram nossa luta.
            A vitória ou a derrota não faz com que mudamos nossas convicções, por isto desejar sucesso ao Prefeito Ruivo seria demagogia de minha parte, pois dizemos a todos, não mandamos dizer, que a continuidade deste modelo é avalizar todos os vícios e privilégios que se perpetuam há anos. O Partido Progressista (PP) se compromete e se afunda a cada vitória e leva consigo o sonho de tantos Santiaguense. Ruivo, infelizmente, não se livrará das amarras a ele impostas e o comando central continuará sendo na Benjamin Constant, Santiago continuará perdendo oportunidades e não alterará a forma de administrar.
            Estou muito feliz e ciente de ter cumprido com tudo aquilo que prometi aos Partidos que me deram a honra de representá-los e a mim mesmo. Prometi dar o melhor de mim para não envergonhá-los, valorizando e enaltecendo a história deles, respeitando nossos adversários e a cada eleitor, dizendo tudo o que era preciso dizer sem nunca perder a ternura, plantamos uma valorosa semente que nascerá e que deverá ser cultivada por homens e mulheres que desejam e lutam por uma cidade melhor, precisamos persistir e um dia colheremos um vistoso fruto e Santiago nunca mais será a mesma.
            Sonho com uma cidade fraterna, muito mais humana, ecologicamente correta, socialmente justa, que respeite e valorize a todos, que gere oportunidade ao seu povo, que aplique bem e com transparência o dinheiro público, que administre com participação popular, que apareça na mídia estadual e nacional por notícias boas, não por desastres, escândalos ou catástrofes, que seja efetivamente polo de saúde e educação, protagonista do desenvolvimento regional.
            Obrigado a todos e não deixe essa chama apagar, continuarei lutando e agregando mais companheiros, não podemos fazer esses debates só em período eleitoral, precisamos prestigiar e dar sustentação aos Vereadores que elegemos, precisamos criar formas de acompanhamento e fiscalização exercitando nossos direitos e nossos deveres de cidadão, temos que disputar cada espaço da sociedade organizada, precisamos levar informações, conscientizar nosso povo, mostrar que existem outras forças políticas que construirão uma cidade muito melhor .
            UMA BOA LUTA, VIVA SANTIAGO E VIVA AO POVO SANTIAGUENSE.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário