segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Paim alerta para aumento do tráfico de pessoas

Da Redação

Em discurso no Plenário terça-feira (16), o senador Paulo Paim (PT-RS) alertou para o crescimento do tráfico internacional de pessoas, crime que, segundo informou, movimenta US$ 32 bilhões anualmente e só perde para o comércio irregular de drogas e de armas.

Ao traçar um panorama da situação em âmbito mundial, o parlamentar ressaltou que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,4 milhões de pessoas são traficadas todos os anos no mundo, por meio de 241 rotas de transporte ilegal, das quais 110 passam pelo Brasil.

– O destino de quase todas as vítimas é o trabalho escravo, o mercado clandestino de órgãos e tecidos, a exploração sexual e a prostituição forçada. Todas as vitimas logo perdem seus direitos e viram mercadoria descartável nas mãos dos traficantes – lamentou o senador.

Ainda de acordo com Paulo Paim, "no mundo sombrio do tráfico de pessoas,” o traficante tem poder total sobre a vítima, faz a lei, é o dono da verdade e impõe as regras com ameaças e violência física.

– Os que se submetem já estão fragilizados por suas condições adversas, estão presos a dívidas impagáveis e são privados até de seus documentos – acrescentou.

O senador aproveitou para cobrar mais ação das autoridades brasileiras no combate a este crime transnacional. Segundo ele, Goiás é o estado de onde sai o maior número de pessoas, seguido por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O parlamentar ainda chamou atenção para a proliferação de sites suspeitos de serem aliciadores a serviço do tráfico.

– Centenas de sites suspeitos acenam com ofertas tentadoras, prometendo uma vida de sonho no exterior, emprego, passagens aéreas, moradia, alimentação e até estudos. Tudo mentira. Estão tentando, na verdade, aliciar mais gente – afirmou.



Agência Senado



Nenhum comentário :

Postar um comentário