quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Meu amigo Blog..............parabéns.


Parabéns Blog Tide Lima – Sebo Santiago.

Blog escrevendo:
            Tchê, “Che ou tchê é um vocativo usado na Argentina, na Bolívia, no Paraguai, no Uruguai e no Brasil meridional como "companheiro", "amigo", "colega" e outros ... “.
           Tchê companheiros, uma reflexão nova na minha correria. O Blog - http://tidelimajr.blogspot.com.br/, está de aniversário virtual, parabéns meu blog, são mais de 100.000 acessos e desta forma, me permito, no meu tempo, propor a leitura da primeira postagem do Blog - http://tidelimajr.blogspot.com.br/
Primeira postagem – resgate  histórico necessário. 100.000 acessos para um simples blog do interior do estado, “sólito” e sem patrocinadores. Não é pouca bos....... eu creio. Parabéns para quem nos aturou, obrigado.


Tide Lima escrevendo:
                           Eu e o Blog http://tidelimajr.blogspot.com.br/, nos sentimos honrados pela companhia sinceramente, dos firmados, dos anônimos, dos que não nos querem ler, mas sei lá, curtem uma leiturinha. Os que contribuíram com textos, fotos, opiniões, conselhos, construindo uma nova forma de linguagem virtual.
                               Eu sou completamente  disléxico, faço um esforço, para enquadrar nomes, faces, datas, ss, ç, z, mas sou também Hiper ativo, ai ferro, é genético. Quem me lê  fala e lê o povoes, infelizmente poucos escrevem  português, e assim será o futuro, sem dúvida. Fundamental é a interpretação. Posição. Eu tenho.

Primeira postagem no Blog.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O direito ao Saneamento ambiental em Santiago

07/2001.


         Santiago esta hoje entre as cidades do RS, com mais de 40.000 habitantes na situação mais atrasada em termos de recolhimento e tratamento do esgoto cloacal. Um verdadeiro desrespeito a natureza que tanto é agredida no campo e na cidade.
 Na cidade nos primórdios da ocupação do solo urbano, provavelmente os banhados e riachos que compõem a geografia eram fontes sadias de água potável que saciava necessidades de nossos antepassados, que ampliaram a captação de água com os antigos poços.
Hoje nossos riachos são valões de esgoto despejado direto dos banheiros e cozinhas de nossas casas, depósitos de lixo material e muitas vezes químico, e verificamos várias vezes animais mortos, fogões, sofás, pneus, plásticos,....e os poços como se fossem fossos negros, contaminando diretamente o subsolo e o lençol subterrâneo, crime de omissão, verdadeira estupidez de todos nós e principalmente das autoridades públicas que nada, ou muito pouco fazem. Quase todos os anos escutamos falar dos famigerados “andaços”, que na verdade são verdadeiros “merdaços”  em contato direto com a população, e lá vamos a  médicos e farmácias.  
Em bairros e Vilas mais distantes dos riachos, os esgotos são lançados a céu aberto, ou quando muito na canalização do pluvial que levara a o  valo mais  próximo. São adultos e principalmente crianças que passam e brincam encima da merda, da doença, contaminando a própria existência. È Santiago exportando via os córregos e riachos sua podridão direto a natureza, para outras localidades e cidades onde os rios poderem levar.
Nas edições do Orçamento Participativo do Estado em nossa cidade, levamos para apreciação das assembléias a necessidade de votarmos a favor de recursos para iniciarmos a enfrentar a coleta e tratamento dos esgotos, a recuperação de riachos e valões e condições de preservação do meio ambiente e a conscientização da comunidade ao direito da vida sadia e limpa para nós e futuras gerações.
Fomos derrotados pelas prioridades na educação, segurança pública, geração de emprego e renda. Voltaremos a carga na próxima edição do Orçamento Participativo, e nas instancias possíveis como Corsan e Prefeitura municipal, Câmara de Vereadores e imprensa, pois temos convicção que tratamento de esgoto e recuperação ambiental, é sim educação e cidadania, é segurança pública e dignidade, é saúde e prevenção, é geração trabalho e renda, é tecnologia agregada e condições de Santiago em seu destino, exemplo para o desenvolvimento regional consciente. É o direito a vida e garantia de futuro de nossos filhos.

                  
USPAM – União Santiaguense de Proteção ao M. Ambiente.  Santiago, julho de 2001.

Texto - Tide Lima
Postado por tide lima às 06:50 

2 comentários :

  1. Parabéns Tide Lima, sucesso e vida longa ao http://tidelimajr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao blog.
    Cem mil acessos reais valem bem mais que quatro milhões de acessos forjados.
    Continue na luta. É certo que ao final a verdade suplantará a manipulação, a mentira e o conluio!
    oCarancho#

    ResponderExcluir