quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Chicão, duvidou da Farmácia Popular.


A história da  Farmacia Popular em Santiago


Em  outubro de 2005, no final do primeiro mandato do companheiro Lula, em Santiago eu mantinha minha mesma linha, com todo respeito a todos os companheiros candidatos a deputado, seja federal ou estadual, para a construção do PT regional, tem que ser no mínimo conhecedor de nossa realidade, lindeiro de construção, ou de casa, por mais que sejam  jovens, bonitas, simpáticos, inteligentes, famosos os companheiros, voto em gente do meu partido, da minha região, e que não aparecem só na época de pedir voto, votar em candidatos de outras regiões,e ajudar construir o partido, longe de nossa cidade. Com todo respeito é burrice.
Paulo  Pimenta é fundador do PT de Santiago e de várias cidades do Vale do Jaguari, região centro e fronteira,  ainda do tempo do Senhores Jeferson e Aparicio Silveira, grandes comunistas. Orlando Desconsi, natural de São Luiz, era candidato a deputado federal por Santa rosa, hoje prefeito.
Os dois no meado de 2005 cruzavam seguidos em Santiago, eu era presidente do PT local, sempre buscavam ajudar. O Deputado Paulo Pimenta, colocou que tínhamos condições se buscar para escolas computadores novos, foi atrás, se não estou enganado conseguiu para, o Cristovão e para o Lucas. Orlando Desconsi,  me falou do novo projeto de Lula,” Farmácia Popular”,  que tinha proximidade com o Ministério da Saúde, e que no Rio Grande do Sul,  viria cinco unidades.  Instigou ele.
- Vamos tentar levar uma para Santiago? Topei de vereda.
A missão. Ir conversar com o Prefeito,  vender a idéia, fazer um projeto bem feito, e o resto a gente corre atrás.
Bom, marquei audiência com o prefeito Chicão, meu amigo. Escutou-me, e respondeu prontamente.
- Tide Lima, vocês do PT são pura bucha. Se eu não encaminhar esta farmácia, vão dizer que eu não quis, Santiago perdeu, vocês me ferram. Se eu encaminhar e não sair sou incompetente. Isto não vai dar certo, mas negão, vai ao Julio Ruivo, na época secretario da saúde, e vende o peixe para ele.
- Valeu cabeça, obrigado. Sempre acreditei na idéia, Santiago sempre teve mais farmácias do que gente, ta na hora do povão.
Cheguei no Julio Ruivo no mesmo dia, me atendeu, mostrei copia do e-mail, e disse.
- Passa amanhã à tarde, vou pesquisar este projeto.
No outro dia estava lá. O deputado queria saber se Santiago queria ou não queria a Farmácia Popular. O Julio Ruivo se informou que o projeto era para cidades de mais de 50.000 habitantes. Pedi para ligar para Brasília com o Deputado, passei para o Julio Ruivo o telefone, e a saída  foi fazer um consorcio com as cidades vizinhas para chegarmos aos 50.000 habitantes. O Julio Ruivo se entusiasmou, chamou equipe, fez projeto, encaminhou para o Ministério e para o Deputado Orlando Desconsi, e logo logo, a farmácia estava abrindo. Mais de  cinco novos empregos, os remédios bem mais baratos, que fizeram o exercito de farmácias de Santiago, ou aderirem a proposta da farmácia popular, ou diminuírem seus preços.
Na inauguração, trancamos a rua e fizemos um barulhão, a tropa do PP,  eu e outros companheiros do PT, mais com muito orgulho. Ainda lembro que o Deputado Orlando Desconsi, chegou no fim da solenidade, quase nem falou, mas enchemos a barriga de salgadinhos e guaraná.
A farmácia popular, foi uma conquista do bom diálogo, possível, respeitável, entre PT e PP, entre pessoas que buscam o bem na política para a comunidade, sem preconceitos ou rancores.


Primeiro E-mail recebido do companheiro Desconsi, atual Prefeito de Santa Rosa.

Companheiro  Tide,

Conforme contato telefônico estamos sugerindo que seja contatada a administração municipal de   Santiago   para que analisem a possibilidade de adesão ao Programa Farmácia Popular, desenvolvido pelo Governo Federal, que visa o atendimento da população dos centros urbanos com medicamentos de baixo custo. Maiores informações poderão ser obtidas no site abaixo.

Segue anexo o Adendo I - Proposta de Adesão e Adendo II - Termo de Compromisso que estão disponíveis no Site do PFPBwww.saude.gov.br/farmaciapopular, que devem ser preenchidos, impressos e assinados e remetidos por Fax para (61) 3215.2329 e posteriormente os originais devem ser remetidos para o nosso endereço: Câmara dos Deputados - Anexo IV - Gabinete 329 - Brasília/DF - CEP 70.160-900, pois serão entregues pessoalmente no Ministério da Saúde com ofício do deputado para sua priorização.

Informamos ainda que o ofício deve ser endereçado ao Dr. Adilson Stolet - Diretor Nacional - Programa Farmácia Popular do Brasil - Ministério da Saúde - Brasília - DF .

Aguardando sua confirmação, continuamos a disposição para os encaminhamentos e sugestão dos companheiros.

Um forte abraço e boa luta,

ORLANDO DESCONSI
Deputado Federal PT/RS

06 de outubro de 2005.


Um comentário :

  1. Prezado companheiro Tide, em nome da verdade histórica, solicito que corrijas postagem de ontem veiculada em teu blog: a fundação do PT de Santiago ocorreu em 1981, é só consultar as atas do partido. Tenho imenso orgulho de ter sido um dos fundadores do PT (em 1980, no RS, e em 1981, em Santiago). O primeiro presidente do PT santiaguense foi o saudoso companheiro profesor Carlos Nei Martins da Silva. Eu fui eleito, na ocasião, vice-presidente, apesar de estar estudando na capital. O tesoureiro foi o comp. José Bicca e a secretária a companheira Leonice Martins da Silva. Os valorosos companheiros Aparício e Jefferson Silveira, à época, juntamente com outros ex-integrantes do PCB, assim como o comp. Pimenta, Rolim e outros, estavam então no PMDB. Aparício Silveira e Jeferson entraram no PT em 1986, através de uma articulação minha, do comp. Adeli Sel e do comp. Tarso e, desde então, até a morte de ambos, muito ajudaram o PT local a estruturar-se e a levar suas lutas.

    Era isso, por enquanto.

    ResponderExcluir