segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Ensino Superior e tecnico de qualidade e gratuito, vão chegar em Santiago. Esta chegando perto.

Cinco campi da Unipampa são inaugurados oficialmente


unipampa
Os gaúchos, em especial os que moram na Campanha e na Fronteira, não escondem o orgulho que sentem do progresso educacional que hoje se encontram essas regiões do Rio Grande do Sul, com a criação da Universidade Federal do Pampa. Esse sentimento foi compartilhado com o Presidente Lula, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e com todo o Brasil, na última segunda-feira (29), em solenidade de inauguração de 30 escolas técnicas e 25 campi universitários no Palácio do Planalto.

Na cerimônia, foram inauguradas oficialmente os campi de Alegrete, Itaqui, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), um dos principais idealizadores da Unipampa ao lado do Governador Tarso Genro e do ex-prefeito de Bagé e deputado estadual eleito Luiz Fernando Mainardi, acompanhou a comitiva da Universidade, formada pela reitora Maria Beatriz Luce e por diretores dos demais campi da Unipampa.
Pimenta relembrou a luta pela criação da Unipampa e classificou a mobilização, ocorrida na época, que reuniu cerca de 70 mil pessoas, como uma das maiores em toda a história do Rio Grande do Sul. “Sensibilizamos o Governo Lula da importância de uma universidade federal para a Campanha e para a Fronteira Oeste. Hoje, a Unipampa atende mais de 5 mil alunos, promove a retomada do crescimento da chamada metade-sul do RS, reduzindo os efeitos da estagnação econômica que os municípios dessas regiões sofriam”. 
unipampa_2
Conforme o Presidente Lula, mais do que criar oportunidades, é preciso descentralizá-las para que regiões antes pouco atendidas recuperem o tempo perdido. “Quanto mais a gente fizer a descentralizaçao de oportunidades no Brasil, mas ganha o Brasil”, afirmou o presidente Lula. A dívida ainda é enorme, admite o presidente -- ele por exemplo disse ter uma frustração, de não ter conseguido criar uma universidade de Medicina na região do semi-árido nordestino. Mas está convicto de que a presidente eleita Dilma Rousseff vai fazer mais e melhor. “Até porque ela participou totalmente de tudo o que nós fizemos, ela conhece. Ela não vai ter que aprender, ela já sabe, e ela tem o mesmo compromisso que nós temos”, avalizou.

"Fizemos tudo? Não. Começamos. E fizemos um bom começo. Quem andar pelo Brasil hoje vai compreender o que estou dizendo. Nós conseguimos tirar as universidades federais das capitais e levá-las para o interior deste País. O presidente Lula reafirmou sua convicção de que educação não pode ser tratada como ‘gasto’, mas sim como investimento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário