A reciclagem é o reaproveitamento de materiais usados que podem servir para a fabricação de novos produtos. Eles são separados por meio da coleta seletiva, que pode ser feita pelo cidadão em casa, no condomínio, no trabalho e em outros locais. No Brasil, diversas entidades e associações trabalham para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e mantêm projetos que ensinam como fazer a coleta seletiva de lixo no dia a dia. Conheça algumas delas:
Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre)
Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores. Os programas de conscientização da entidade, voltados principalmente para prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não governamentais, ensinam sobre a importância da redução, da reutilização e da reciclagem do lixo.
Recicloteca
A Recicloteca é um centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente criado pela ONG Ecomarapendi, do Rio de Janeiro. Difunde informações sobre questões ambientais, com ênfase na redução, no reaproveitamento e na reciclagem de resíduos.
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)
O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis organiza catadores de material reciclável de todo o país. O movimento luta pela autogestão da atividade e pelo controle da cadeia produtiva de reciclagem, por meio de cooperativas, associações e outros grupos.
Instituto Recicle
Fundado em 2000, o Instituto Recicle mantém programas de educação ambiental que procuram contribuir para uma sociedade sustentável e valorizar a inclusão social, por meio da aplicação dos “3Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar). O instituto implanta programas de coleta seletiva e realiza palestras, treinamentos e workshops sobre gerenciamento de lixo.
Instituto Ecoar
O Instituto Ecoar foi fundado após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), no Rio de Janeiro, em 1992. Através do Programa de Capacitação de Grupos de Catadores, na cidade de São Paulo, o Ecoar promove atividades voltadas para a capacitação, a formalização e a geração de renda de catadores de material reciclável em cooperativas ou associações.
Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP)
Criada em 1970, a Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública estuda e debate as técnicas necessárias para a destinação correta dos resíduos. Isso é feito principalmente pela troca de experiências e conhecimentos em cursos e seminários, a fim de contribuir com a solução do problema do lixo no Brasil.
Nenhum comentário :
Postar um comentário