quinta-feira, 10 de março de 2011

Defesa Civil atua no resgate de vítimas da enxurrada em São Lourenço do Sul


A Defesa Civil do Estado realiza, desde às 3 horas manhã desta quinta-feira (10), em São Lourenço do Sul, na região do Sul do Estado, o resgate das vitimas da enxurrada que deixou mais de 300 famílias ilhadas no município e interditou a BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas. "Mais de 50% da cidade, principalmente a zona urbana, está com água entre 2,5 metros a 3 metros de altura. Estamos com dois helicópteros de busca e salvamento da Brigada Militar retirando as pessoas que estão nos telhados e aguardamos por embarcações dos bombeiros", explicou o subchefe estadual da Defesa Civil, Major Oscar Luis Moiano, acrescentando que já houve contato com o 5º Distrito Naval de Rio Grande, que enviará aeronaves para ajudar no resgate.
Estamos diante de um desastre. A cidade de São Lourenço está praticamente submersa pela força das águas do Arroio São Lourenço que transbordou e inundou a parte baixa da cidade, principalmente o Centro e a zona urbana, deixando pessoas ilhadas que se refugiaram nos telhados de suas casas", relatou o vice-governador do Estado, Beto Grill, que desde as 6 horas da manhã, participa da coordenação das operações de salvamento, conduzidas pela Defesa Civil.
Grill destacou que a situação é muito grave e há necessidade da articulação de uma força tarefa para auxiliar na operação de resgate. "Os helicópteros da BM chegaram ao município e já começaram a retirar os feridos dos telhados. Utilizando um cesto suspenso e preso na aeronave, um policial consegue retirar entre duas a três pessoas por vez", explicou o major Moiano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário