quinta-feira, 3 de março de 2011

Líbia- Khadafi, seus filhos e assessores serão investigados pelo Tribunal Penal Internacional

O Tribunal Penal Internacional (TPI) vai investigar o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, os filhos dele e alguns de seus assessores em decorrência das denúncias de crimes contra a humanidade ocorridos no país durante as manifestações contrárias ao governo. O procurador do tribunal, Luis Moreno-Ocampo, afirmou hoje (3) que foi aberto o inquérito para apurar responsabilidades.


Em entrevista coletiva, Moreno-Ocampo disse que há acusações de ataques, promovidos por forças de segurança, contra manifestantes pacíficos em várias cidades da Líbia. O procurador lembrou que o líder líbio e os seus aliados têm o comando formal ou de facto sobre as forças. “Não haverá impunidade na Líbia”, disse ele. As informações são da agência portuguesa Lusa e do site do TPI.

Na última segunda-feira (28), o TPI decidiu pela abertura de uma investigação preliminar para apurar as acusações de repressão na Líbia. A decisão de Moreno-Ocampo ocorreu após o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovar, por unanimidade, uma resolução que, além de sanções a Khadafi, prevê investigações do tribunal.

Pela resolução, há a advertência sobre a necessidade de investigar "os ataques sistemáticos" contra a população civil que "podem configurar crimes contra a humanidade". Há relatos de que Khadafi determinou o bombardeio em áreas urbanas de Trípoli (capital) e Benghazi, a segunda maior cidade do país.

Também há denúncias de que, por ordem do governo, vários líderes das manifestações foram presos e enterrados vivos para evitar que comandassem novos protestos no país. Khadafi nega as acusações. Porém, organizações não governamentais estimam que, no mínimo, mil pessoas morreram nos últimos dias na Líbia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário