quinta-feira, 3 de março de 2011

Governo estadual abre o debate sobre Pacto Gaúcho pela Educação nesta quinta-feira

A Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social instala o Grupo de Trabalho do Pacto Gaúcho pela Educação, nesta quinta-feira (03), às 14h. Um dos objetivos centrais desta iniciativa é a criação de uma rede de instituições de ensino superior, médio e profissionalizante para ampliar a qualidade, inovação tecnológica, pesquisa e formação profissional. Este tema deve transformar-se em uma das Câmaras Temáticas do Conselho, após a aprovação na primeira reunião do CDES, agendada para o dia 15 de março.


Entre as metas deste trabalho está o de elaborar estudo de projetos e ações para universalizar o acesso ao ensino médio; aumento das vagas gratuitas do ensino técnico profissional; ampliação do número e a qualificação dos profissionais vinculados à rede pública estadual. Busca, ainda, o fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), recompondo o seu quadro de trabalhadores e a formação de uma rede de universidades para promover o conhecimento, pesquisa, inovação tecnológica e ciência voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

Integram este grupo representantes do CDES-RS, da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, da Secretaria da Educação e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Logo após a instalação, o secretário executivo do CDES, Marcelo Danéris, apresentará a proposta ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao reitor da Uergs, ao coordenador do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e à coordenação dos Institutos Federais de Educação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário