segunda-feira, 28 de março de 2011

Lula participa no Uruguai da festa de 40 anos da Frente Ampla

Analia Passarini / Frente Amplio
O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos principais nomes da festa que comemorou os 40 anos da Frente Ampla. O evento aconteceu na última sexta-feira (25), no Palacio Peñarol em Montevidéu, Uruguai. Em sua fala, Lula não poupou elogios ao presidente uruguaio José Mujica. “Mujica é para os latino-americanos o que Mandela foi para os africanos. Foi perseguido por tanto tempo, esteve preso, e quando voltou à política era uma pessoa melhor e mais generosa”, declarou o ex-presidente brasileiro. O discurso de Lula foi feito em português, já que o público presente posiciou-se contra a presença de um tradutor.
Lula ressaltou que a participação na história da Frente Ampla é um motivo de orgulho tanto para o PT quanto para ele próprio. “A Frente é uma organização plural e plenamente democrática”, acentuou. O ex-presidente acrescentou que a relação entre Uruguai e Brasil está cada vez melhor. “Acho que a relação Uruguai-Brasil vai ser cada vez mais forte, mais produtiva. Uruguai e Brasil não são antagônicos, pelo contrário, estão cada vez mais parecidos”, disse Lula.
Durante o discurso, Lula também teceu elogios à presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (“está fazendo um trabalho fantástico”), além de demonstrar confiança no Mercosul, que completa 20 anos neste sábado (26). Para o ex-presidente brasileiro, a área de livre comércio vive um “momento glorioso”.
O presidente uruguaio também discursou durante o ato. Em sua fala, José Mujica retribuiu os elogios de Lula. “Nós de esquerda sempre andamos apressados, mas também é preciso caminhar firme. Lula nos deixou um grande exemplo nesse sentido”, discursou. E reforçou sua fala com uma figura de linguagem. “Apesar de ter chegado lá em cima, Lula nunca deixou de estar embaixo e de se preocupar com os que estão embaixo”, elogiou Pepe Mujica.
Antes da aparição de ambos na festa de aniversário da Frente Ampla, José Mujica e Lula reuniram-se na embaixada brasileira em Montevideo para debater sobre a integração política e comercial dos dois países. O encontro, que não teve uma agenda definida, incluiu também um almoço com a presença de João Carlos de Souza Gomes, embaixador brasileiro no Uruguai. Durante a visita, Lula teria aproveitado para lembrar sua ligação com os movimentos sociais uruguaios, além da colaboração da Central Única dos Trabalhadores (CUT) com a central sindical uruguaia PIT-CNT.
A Frente Ampla é uma coligação de partidos de esquerda, fundada em 1971. Governa o Uruguai desde 2005, quando Tabaré Vázquez foi eleito presidente. Em 2010, Vázquez elegeu seu sucessor, José Mujica. Para a festa de sexta (25), estiveram presentes delegações do Brasil, Venezuela, Argentina e Porto Rico. As atividades continuaram durante o sábado (26), com uma conferência sobre a história da Frente Ampla, além de reuniões da diretoria da organização com representantes de entidades de base e movimentos sociais.
Com informações de Frente Amplio, Presidencia de la República Oriental del Uruguay, EFE, Vermelho e O Globo

Nenhum comentário :

Postar um comentário