sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bancada Gaúcha debate plano de irrigação para o RS


bancadasiteO plano estadual de irrigação, desenvolvido pela Secretaria de Obras (SOP) do Rio Grande do Sul, foi pauta central da reunião da Bancada Gaúcha, realizada, nesta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados. Na audiência, que foi articulada pelo coordenador da Bancada, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), o titular da SOP, Luiz Carlos Busato, além de projetar o cronograma de trabalho que será realizado pelo Governo do Estado, apresentou um panorama atualizado sobre os projetos que estão em fase de execução.

O objetivo do plano é combater a estiagem e promover desenvolvimento social do RS, especialmente, dos municípios que fazem parte da metade sul. A previsão é construir 22 mil microaçudes no Estado, produzindo um impacto positivo na economia regional através do desenvolvimento da agricultura, instalação de indústrias, fortalecimento do comércio, geração de empregos e renda.

A estimativa é que sejam investidos, em cinco anos, R$ 5,5 bilhões, trazendo retorno em impostos no valor aproximado de R$ 160 milhões ano. Na agricultura, a projeção é de que a produção de grãos aumente em quase 2 milhões de tonelada/ano. Mais de 2.300 máquinas e implementos agrícolas serão necessários para trabalhar nas áreas irrigadas. Na lavoura, a expectativa é criar mais de 5.000 vagas. Durante as obras, a projeção é gerar mais de 15 mil empregos.     

Atualmente, conforme relatório da SOP, estão em conclusão as barragens de Taquarembó (Dom Pedrito)  e Jaguari (Jaguari),    que fazem parte da primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com recursos do PAC 2, estão sendo construídas as barragens de São Sepé, Soturno, Estacando, e Passo de Ferraria e os canais de Taquarembó e Jaguari.  

bancada1siteAo final da reunião, o deputado Pimenta anunciou que nos próximos dias será agendada uma audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com a finalidade de liberar recursos para implantação imediata do plano. “Resolver a questão da estiagem é fundamental para o desenvolvimento equânime de nossos municípios. Independente de bandeiras partidárias, precisamos unir forças e harmonizar uma ação conjunta entre os deputados federais na interlocução junto ao Governo Federal na captação de investimento que beneficiem a população gaúcha, que constantemente está sofrendo com a falta de chuvas”, afirmou Pimenta.

busatositeTambém participaram da reunião a senadora Ana Amélia (PP) e os deputados Alceu Moreira (PMDB), Danrlei de Deus (PTB), Darcísio Perondi (PMDB), Giovani Cherini (PDT), Gerônimo Goergen (PP), José Stédile (PSB), Luiz Noé (PSB), Marcon (PT), Onix Lorenzoni (DEM), Osmar Terra (PMDB), Pepe Vargas (PT), Ronaldo Nogueira (PTB), Sérgio Moraes (PTB) e Vieira da Cunha (PDT).

Nenhum comentário :

Postar um comentário