quinta-feira, 9 de junho de 2011

Legalidade inspira criação literária




Alcy Cheuiche trabalha o tema na memória e na imaginação


Lorena Paim
O escritor gaúcho Alcy Chueiche tem intimidade com o tema Legalidade. Viveu aquela época, escreveu sobre ela e agora ministra uma oficina de criação literária abordando o movimento que está completando 50 anos. Um movimento que foi, segundo sua visão, muito abrangente, por incluir nas manifestações gente de todas as classes sociais e de todas as idades.
Em 1961, o jovem Alcy cursava Agronomia e Veterinária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – depois se especializou em Veterinária. Estava em Porto Alegre, portanto, quando ouviu a notícia sobre a renúncia de Jânio Quadros. “Participei ativamente do movimento, juntamente com os outros estudantes, inclusive Aldo Pinto, que posteriormente foi deputado e na época era presidente do Centro Acadêmico da Veterinária”, recorda.
Misturado com as memórias do jovem de 20 anos, a Legalidade acabou entrando em uma obra do escritor, O Mestiço de São Borja, romance histórico de 1980. Conta a história de uma família no período de 1930 a 1980, tendo como pano de fundo fatos políticos de cada época. Aí entra um capítulo dedicado à Legalidade, cenário onde seus personagens se movem.
Cheuiche muitas vezes coloca personagens de ficção num fundo histórico, com a premissa de que este deva ser, o mais possível, fiel. Um trabalho com esse contexto ele está desenvolvendo no Sindicato dos Bancários, numa oficina de criação literária com duração de nove meses. Com aula uma vez por semana, o grupo vem ouvindo depoimentos de figuras que estiveram presentes na Legalidade, como o ex-governador Alceu Collares, que era estudante de Direito. A partir daí, os 12 alunos vão recolhendo subsídios sobre o movimento. O objetivo é que cada um escreva contos tendo personagens comuns e ficcionais se movendo naquele clima real de agosto de 1961. O produto final será um livro, com a edição do SindBancários, a ser lançado na Feira do Livro, em novembro de 2011. Esta é a quarta oficina de Cheuiche no Sindicato. Ele sempre trabalha com um tema específico sobre o qual os alunos devem desenvolver suas criações.

Nenhum comentário :

Postar um comentário