O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresenta nos próximos dias ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, estudo que apontou um traçado de 2,9 quilômetros de extensão, com acesso na Rua Dona Teodora, como o mais viável para desatar o nó viário. O traçado escolhido é bastante semelhante ao previamente apresentado pela Concepa.
Considerada vital para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a futura travessia não deve ficar pronta antes de 2015. O governo federal espera lançar em julho o edital de licitação do projeto da ponte. Na hipótese mais otimista, as obras teriam início em outubro de 2012, com previsão de três anos para serem concluídas.
O trajeto sugerido pelo Dnit fica a cerca de um quilômetro da estrutura atual e servirá de base para o projeto da obra. Dentro da proposta favorita, serão apresentadas duas opções ao Planalto. Na primeira, com seis faixas (três em cada um dos dois sentidos), o custo estimado seria de R$ 1,16 bilhão. Já em uma versão alternativa mais compacta, com quatro faixas, o valor orçado é de R$ 808 milhões.
O trajeto sugerido pelo Dnit fica a cerca de um quilômetro da estrutura atual e servirá de base para o projeto da obra. Dentro da proposta favorita, serão apresentadas duas opções ao Planalto. Na primeira, com seis faixas (três em cada um dos dois sentidos), o custo estimado seria de R$ 1,16 bilhão. Já em uma versão alternativa mais compacta, com quatro faixas, o valor orçado é de R$ 808 milhões.
A construção de uma alternativa à ponte do Guaíba se tornou uma exigência da presidente Dilma Rousseff à equipe do Ministério dos Transportes. Na última sexta-feira, em reunião com assessores no Palácio do Planalto, a presidente cobrou dos subordinados celeridade nas etapas preliminares da obra.
Em fevereiro de 2010, quando ainda era ministra-chefe da Casa Civil, Dilma havia se comprometido em tirar a estrutura do papel. Desde então, acompanha o andamento do projeto e com frequência solicita informações sobre os estudos para o traçado. Na reunião da semana passada, a presidente ordenou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entregue o mais rápido possível ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, os prós e contras dos projetos. Dilma quer definir a rota já na próxima audiência com o ministro. Segundo apurou Zero Hora, o Dnit já escolheu a proposta da Rua Dona Teodora como a melhor opção para desafogar o trânsito no acesso à Capital.
Os congressistas gaúchos também pretendem se mobilizar em torno da travessia paralela. Na próxima segunda-feira, eles se reúnem com o governador Tarso Genro no Piratini para organizar um mutirão pela obra. O coordenador da bancada gaúcha no Congresso, deputado Paulo Pimenta (PT), também pretende debater o assunto na próxima reunião do grupo. O objetivo é pressionar o Planalto.
– Vamos fazer chegar à presidente que a obra é uma prioridade para o Estado – afirmou Pimenta.
Os congressistas gaúchos também pretendem se mobilizar em torno da travessia paralela. Na próxima segunda-feira, eles se reúnem com o governador Tarso Genro no Piratini para organizar um mutirão pela obra. O coordenador da bancada gaúcha no Congresso, deputado Paulo Pimenta (PT), também pretende debater o assunto na próxima reunião do grupo. O objetivo é pressionar o Planalto.
– Vamos fazer chegar à presidente que a obra é uma prioridade para o Estado – afirmou Pimenta.
Fonte: Zero Hora
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