A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE/Santa Maria) e o Instituto Federal Farroupilha visitaram na última terça-feira (16) escolas da rede estadual dos municípios de Ivorá, Nova Palma e Silveria Martins com o objetivo de avaliar as condições de infraestrutura escolar para implantação em 2012 de pólos do Programa Federal Escola Técnica Aberta do Brasil pelo Instituto Federal Farroupilha (E-TEC/IFET) em escolas da Quarta Colônia.
O roteiro iniciou pela Escola de Educação Básica, Bom Conselho, em Silveira Martins e reuniu a direção, o Prefeito Municipal, Erli Pozzobom e o vereador Julio Cezar Bianchi representando a Câmara de Vereadores. Durante o encontro foi discutida a possibilidade de uma parceria entre o estado, o governo federal e o poder público municipal para implementação de cursos técnicos da E-TEC/IFET na Escola. Depois de conhecer os espaços onde poderá ser instalado o pólo, a coordenadora dos Cursos a Distância, Liliana Loebler, afirmou que a Bom Conselho reúne as condições para ser um pólo da E-TEC. “A Escola tem uma excelente infraestrutura para acolher os cursos, além de estar muito bem localizada. Nos próximos dias uma equipe técnica do IFET deverá vir até aqui para fazer uma avaliação técnica dos espaços e dos equipamentos”, disse ela, que na oportunidade solicitou a direção da escola, e aos representantes dos poderes legislativo e executivo que iniciassem uma discussão com a comunidade para avaliar os cursos que poderão melhor atender a demanda específica da localidade.
Na sequência a 8ª CRE, representada pela coordenadora regional, Celita da Silva e o IFET, pela coordenadora dos Cursos a Distância, estiveram em Ivorá quando se reuniram com o Prefeito Municipal, José Fernando Marin, momento em que conversaram sobre a implantação de um pólo na Escola Estadual de Educação Básica Padre Marcelino Copetti. Enquanto estavam em Ivorá a 8ª CRE e o IFET visitaram a Escola e se reuniram com a direção para discutir a proposta de criação do pólo, que conforme a direção há uma grande procura pelos moradores da região. Na ocasião a coordenadora da 8ª CRE, recebeu homenagem dos alunos do 1º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
No mesmo dia a 8ª CRE e o IFET ainda visitaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Lobler, localizada em Noval Palma, no distrito de Caemborá. Durante a visita foi realizada reunião com a direção, professores, representantes do círculo de pais e mestres e do poder público a fim de discutir a implantação de cursos técnicos do IFET na escola. “Há muitos anos a comunidade de Caemborá sonha com os cursos técnicos na nossa escola, mas até hoje não conseguimos concretizar esse desejo”, desabafou o diretor da Ana Lobler.
Conforme Celita, a proposta do governo é ampliar e facilitar aos jovens as condições de ensino e qualificação profissional. “Estamos empenhados, enquanto governo, em possibilitar o acesso dos nossos jovens, especialmente das regiões mais distantes das instituições de ensino técnico, a uma formação profissional que garanta a eles as condições de ingressar no mundo do trabalho e no caso dos jovens do meio rural, capacitá-los para trabalhar na sua propriedade com condições dignas”, destacou a coordenadora.
Segundo Liliana Loebler, após as visitações com a 8ª CRE, a equipe do E-TEC/IFET deverá se reunir para estabelecer o calendário de visitação técnica nas escolas que deverá ocorrer em seguida. “A partir da aprovação técnica e da formação das parcerias, da identificação dos cursos pela comunidade juntamente com a escola, poderemos abrir um processo seletivo no final deste ano para que os cursos comecem no calendário letivo de 2012”, disse ela.
Para as próximas semanas já está previsto mais um calendário de visitações da 8ª CRE e o ETEC/IFET a outros municípios de abrangência da 8ª CRE.
8ª Coordenadoria Regional de Educação - Santa Maria
Assessoria de Comunicação Social
Jornalista responsável: Luciane Moura
Telefones: (55) 3220-1064 (direto) e (55)3222-6200 (Ramal: 114) e Cel. (55)9129-4205
Nenhum comentário :
Postar um comentário