quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tribunal de Contas do Estado - aguarda o governador Tarso Genro.


Nome forte do PT para o TCE, Estilac Xavier abriria vaga na secretaria geral de governo | Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini
















Felipe Prestes
Na volta do recesso parlamentar, uma tarefa aguarda o governador Tarso Genro e as maiores bancadas da Assembleia Legislativa. A indicação de nomes para duas vagas abertas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) está praticamente definida. Por parte do governo, o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) deve assumir a cadeira do conselheiro João Osório. Já a vaga do conselheiro Vitor Faccioni, de indicação da Assembleia – que caberá à bancada do PT, por acordo entre as maiores bancadas – ainda está em aberto. O nome mais forte entre os deputados petistas continua sendo o do secretário-geral de governo, Estilac Xavier, o que provocará uma mudança no primeiro escalão do governo gaúcho.
A indicação de Loureiro, que deve ser oficializada por Tarso ainda em agosto, já estava definida na composição de governo, como uma das condicionantes para que o PDT entrasse no governo. A informação não é confirmada pelo líder da bancada pedetista, Gerson Burmann. O deputado, contudo, assegura que já há outro acerto definindo o nome de Adroaldo.
Segundo Burmann, o acordo realizado pelas quatro maiores bancadas – PT, PMDB, PP e PDT – que estabelecerá no regimento da Assembleia um rodízio entre os partidos de maior representação para as indicações ao TCE, previa a indicação de Loureiro pelo governador ou pela bancada do PT. Com a indicação de um petista e de um pedetista para as duas vagas que estão abertas, as quatro siglas terão conselheiros no TCE, porque o conselheiro Marco Peixoto é ligado ao PP e Algir Lorenzon é ligado ao PMDB.

Nenhum comentário :

Postar um comentário