Ontem, “especialistas” em urubologia decretaram que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) havia acabado, por conta da notícia da substituição do presidente da Telebrás.
Era uma “notícia” tão furada quanto as várias previsões de Miriam Leitão sobre apagão elétrico, durante o governo Lula.
O ministro Paulo Bernardo afirmou peremptoriamente que mudanças, só para acelerar o PNBL.
Hoje, o Blog do Planalto informa que a Telebrás conclui o primeiro trecho da sua rede para o PNBL até a metade de junho.
No mês de julho, serão conectadas as primeiras cidades por meio do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL):
- Samambaia (DF);
- Pirineus (GO);
- Bandeirantes (GO);
- Morrinhos (GO).
A ligação permitirá, ainda, a conexão em Recanto das Emas (DF), Santo Antônio do Descoberto (GO), Anápolis (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO).
A construção da rede se estenderá para Itumbiara (GO) a São João Batista da Glória (MG) ainda no mês de Julho.
Também já está em construção outro trecho no Nordeste, com as fibras óticas de Furnas e Chesf, que ligará Paraíso do Tocantins (TO), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
Mais um trecho, usando a rede da Petrobras no Sudeste, aguarda apenas a aprovação dos projetos de instalação, para ligar Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e terá um potencial de atendimento de 700 municípios em torno deste trecho, distantes até 100 km da rede.
O novo presidente da Telebras, Caio Bonilha, em entrevista coletiva, elogiou muito a gestão de seu antecessor (Rogério Santanna), que reergueu a empresa a partir do zero, e vê seu trabalho como de continuidade, e disse que agora a empresa entra em nova fase, a de operar como uma grande empresa comercial, executando o PNBL e disputando mercados. A Telebrás vai sim competir com as teles privadas, não nos mercados saturados como nos bairros nobres das capitais, mas onde existe demanda reprimida, como nas periferias, em parceria com provedores locais, já existentes ou novos.
O áudio da entrevista coletiva concedida pelo novo presidente da Telebrás, falando dos rumos da empresa, está no link abaixo (em formato MP3):
Mais uma empresa quer operar no Brasil
Uma comitiva da SK Telecom, maior operadora de telefonia móvel da Coréia, reuniu-se com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Os coreanos querem entrar no mercado brasileiro de internet de alta velocidade. O encontro é desdobramento da viagem do ministro à Coréia do Sul no início de maio.
Segundo Bernardo, “a empresa está trabalhando aceleradamente – o pessoal da engenharia, da área jurídica, de regulação. Eles inclusive já fizeram uma visita técnica à Anatel e, nas próximas duas ou três semanas, devem ter uma proposta concreta para apresentar ao governo brasileiro”.
Por Zé Augusto
Nenhum comentário :
Postar um comentário