terça-feira, 8 de maio de 2012

Americanos e Ingleses, sem preconceito, um ponto histórico.


Guerra anglo-holandesa, marco da construção do poderio britânico
A partir do século XVII, protecionismo, sistema financeiro muito avançado e expansão militar fizeram da Inglaterra primeira grande potência capitalista
Por José Luís Fiori
O “milagre econômico inglês”, que deu origem ao capitalismo moderno, começou no século XVII, muito antes da chamada “revolução industrial”. De forma aproximada, pode-se dizer que seu início ocorreu entre a “República de Cromwell” (1649-1659) e o reinado de Guilherme III, o “rei holandês”, que governou a Inglaterra entre 1689 e 1702. Cromwell aumentou o poder naval da Inglaterra, fez guerra e venceu a Holanda (1652-1654) e a Espanha (1654-1660), as duas grandes potências marítimas do século XVII, e conquistou a ilha da Jamaica, em 1655, criando a primeira colônia do futuro Império Britânico. Além disto, Cromwell editou, em 1651, o 1º Ato da Navegação, que fechou os portos ingleses aos navios estrangeiros e se transformou no pr imeiro ato mercantilista agressivo da Inglaterra, fechando as fronteiras de sua economia nacional.
Três décadas depois, Guilherme III, enfrentou e venceu a França, na Guerra dos 9 Anos (1688-1697), iniciou a Guerra da Sucessão Espanhola (1702-1712), conquistou e submeteu a Irlanda e a Escócia. Ao mesmo tempo, no campo econômico, promoveu uma “fusão revolucionária” das instituições financeiras holandesas – que eram mais avançadas – com as finanças inglesas, criando o Banco da Inglaterra e um novo sistema de financiamento da dívida publica inglesa, atrelado à Bolsa de Valores e ao sistema de crédito da banca privada. Uma “revolução financeira” que deu à Inglaterra um poder de fogo econômico e militar – em qualquer lugar do mundo – muito superior ao das demais potências europeias.
Foi neste período que Wiliam Petty (1623-1687) – o pai da economia política clássica – escreveu dois ensaios que revolucionaram o pensamento econômico do século XVII: o Tratado sobre Impostos e Contribuições, publicado em 1662, e a Aritmética Política, publicado depois da sua morte, em 1690. No momento em que Petty publicou sua obra, a Inglaterra ainda era uma potência de segunda ordem e se sentia cercada pela Holanda, Espanha e França. Esta era sua preocupação fundamental, quando formulou o conceito de “excedente econômico”, e estabeleceu uma relação direta entre o tamanho deste “excedente” e o poder internacional de cada país.
O que Petty não propôs nem previu foi que a Inglaterra virasse uma potência agressiva, e que seu expansionismo se transformasse num motor fundamental para o próprio crescimento do “excedente interno” da economia inglesa, consagrando uma estratégia desenvolvimentista pioneira na história do capitalismo. Basta dizer que a Inglaterra participou de 110 guerras entre 1650 e 1950, dentro e fora da Europa, e financiou este seu expansionismo bélico, depois da “revolução financeira” de 1690, através da sua “dívida publica”, que cresceu de 17 milhões de libras, em 1690, para 700 milhões em 1800, sem perder, em nenhum momento, a sua “credibilidade” nacional e internacional.
Resumindo e apressando a história, já é possível identificar alguns traços fundamentais e específicos deste “desenvolvimentismo inglês”:
  1. O desenvolvimento inglês foi ligado umbilicalmente à expansão do poder internacional da Inglaterra, e esta expansão foi muito importante para o aumento da “produtividade” e do “excedente” da economia inglesa.
  2. Neste contexto, pode se entender por que as guerras e a “preparação para a guerra” ocuparam um lugar tão importante no desenho estratégico do desenvolvimentismo do estado e dos capitais ingleses.
  3. O expansionismo inglês nunca foi liderado pela indústria ou pela burguesia industrial, e sim pelas suas elites ligadas à terra, às armas e às finanças. i
  4. A estratégia de desenvolvimento da Inglaterra seguiu sendo basicamente a mesma, antes e depois da crítica ao mercantilismo, da economia política clássica, e também, antes e depois da “revolução industrial”.
  5. O próprio protecionismo de Cromwell manteve-se até o século XIX e só foi abandonado depois que a Inglaterra já era a maior potencia militar e econômica mundial.
  6. A finança, a dívida publica e a imposição progressiva da libra como moeda do “território econômico supranacional” da Inglaterra, foram os principais instrumentos de poder responsáveis pelo sucesso internacional do capitalismo inglês.
  7. Por fim, o desenvolvimentismo inglês não teria sido o mesmo sem a complementaridade dos EUA, que foi sempre sua principal fronteira de expansão financeira, e depois se transformou no herdeiro direto deste mesmo modelo inglês de desenvolvimento e expansionismo contínuo. Só como ponto de comparação, entre 1783 e 2012, os EUA já fizeram ou participaram de cerca de 85 guerras, ou seja, em média, também uma a cada três anos, como no caso da Inglaterra.

23 comentários :

  1. Me poupe de historinha de xonófobo.Eu sou a favor da vida e de todos os povo e você é um zero.

    ResponderExcluir
  2. Sou ocidental e jamais serei contra o meu povo.Vai te catar tide verme.

    ResponderExcluir
  3. Um portugues falando mal de europeus.Tide tem merda na cabeça.



    Olha o teu sangue.Seu hipócrita.Você não tem credibilidade além de ser um imbecil.Quer ser nazista?Devia aprender que não existe raça pura,nem partido salvador e nem religião verdadeira e dessa forma seria inutil.Bem..você já é um inútil.Bem tipico de um cabeça oca que fala mal de outros povo só por que tem inveja.


    Quem dera se o brasil fosse como os estados unidos e os mensaleiros iriam para o lugar onde merecem estar.

    ResponderExcluir
  4. Quando o Tide lima vai colocar uma postagem decente?Por que não escreve poemas?Se é que sabe escrever poesia.

    ResponderExcluir
  5. Bem, deixando de lado um pouco o joio prat ... xi, quase esqueci! Não se deve bater em cachorro morto!
    Deixando de lado um pouco as intrigas já que parece, estamos passando por uma fase angelical, fraterna, amiga e cooperativa entre os cidadãos na cidade, vamos ao que interessa. Parece, se não estou enganado, que até a incidência da Maria da Penha diminuiu. Os covardes nem estão batendo tanto nas companheiras. Só um pouquinho, claro. Prá não ficarem mal acostumadas!
    Soube que o carancho tá ficando famoso e que tem até uma lista de apostas para saber quem ele é e coisa e tal.
    O carancho é como o zorro. Lembram do zorro?
    Só que o zorro era um justiceiro e fazia justiça com as próprias mãos. O carancho, não. É de paz. De amor. Construtivo. Amigo dos amigos. Apenas tem um grave defeito. Não aceita algumas verdades postas como sendo verdades irrefutáveis, inquestionáveis.
    O carancho já falou e não custa repetir que pra ele existem diversas verdades, a saber: a minha verdade, a tua verdade e a verdade-verdadeira.
    A verdade-verdadeira não é nem a minha, nem a tua. Talvez tenha um pouco da minha, um pouco da tua. Talvez! Existem também outras verdades: a dele, a daquele outro, do outro etc.
    Quem quiser retroceder um pouco e conhecê-lo um pouco mais, fique à vontade. Este pseudônimo foi batizado há cerca de um mês e meio no blog do Tide. Lá, na primeira intervenção, foi colocado alguns fundamentos principiológicos que orientariam a sua atuação.
    Vocês poderão perguntar: mas por quê no blog do Tide? É por quê ele é PT?
    A resposta é não. O carancho é, politicamente falando, muito mais à esquerda que a maior parte dos petistas.
    Então por quê?
    É simples.
    Também já tive a oportunidade de explicar. Vocês não prestaram atenção …
    É porquê este blog é democrático. Já devem ter percebido isto, como eu percebi. Até quem não tem muito a falar, fala. Até ofensas ficam gravadas para todos verem. Até palavrões escritos por adolescentes (ou aborrecentes?), ficam publicados. E aí eu pergunto: alguém lembra do que eles falaram, quais palavrões falaram? Ninguém lembra. O nada, esvai-se. Vira pó. Ninguém lembra … esfumaça-se!
    E por quê o carancho sempre defende que, na política, tenha-se tantos candidatos quantos forem os partidos? Por quê isto é da essência da política. Qual partido não deseja isto?
    Então por quê preferem fazer frentões? Ora, meu caro, a resposta é simples.
    Por preguiça. Por não quererem fazer o dever de casa. Querem o bônus mas não querem o ônus!
    Perceba. Agora, aproxima-se a data das eleições. Dentre outras anomalias, surgirão blogs à vontade. Mas não iluda-se. Passadas as eleições, os blogs fenecem. Extinguem-se. Acabam.
    E qual o dever de casa que 'esquecem' de fazer. Aquele, permanente, contínuo, do dia a dia, mês-a-mês, ano-a-ano. Da conquista do eleitor. Da conquista dos quadros partidários. Da filiação partidária. SEGUE EM OUTRA POSTAGEM NÃO COUBE NO ESPAÇO

    ResponderExcluir
  6. muito bem...você já é famoso tide.Agora falta escrever algo útil.

    ResponderExcluir
  7. Lembra-se de alguma vez na vida ter sido procurado por integrantes de um partido político que tenham te proposto uma filiação partidária. Lembra de alguma vez terem te oferecido um programa do partido para que o tenhas em casa e o leias quando quiseres?
    Neste ponto, o partido do paulo (o maluf, claro), é muito mais eficiente. Já possuia um público-alvo. De fazendeiros, de pequenos agricultores, de latifundiários. Já existia uma estrutura que os agregava, um sindicato rural, uma cooperativa agrícola. Bastava apenas reunir o anseio desta classe com o discurso do partido. E isto foi feito. Se vão realmente defender estes interesses, bom, aí é outra história.
    Ou tu és daqueles que acha que asfalto é mais importante que água tratada? Que asfalto é mais importante que esgoto sanitário tratado. Mais importante que saúde pública eficiente e de resultados. Mais importante que creches, que escolas, que hospitais?
    Os recursos financeiros advém dos nossos tributos. O governo não fabrica dinheiro, apenas o administra. Nós é que temos de dizer-lhes onde aplicá-los.
    Agora, ficar aí feito tolos deslumbrados, com meia dúzia de ruas asfaltadas enquanto grande parte das vias públicas não tem nem calçamento, é pensamento servilista. É olhar a realidade com lentes coloridas.
    Temos muito o que crescer para sermos dignos da palavra CIDADÃOS.
    Bom, termino por aqui. O discurso tá ficando enfadonho e repetitivo. Começa a dar dor de cabeça. Pensar dá dor de cabeça, não dá?
    utra coisa, para finalizar. Até quando vou incomodar vossas cabecinhas? Até quando o Tide aguentar. E isto eu não sei quando será. Só ele sabe!
    O Carancho# (agora ficando famoso)

    ResponderExcluir
  8. Famoso kkkkkkkkk.Mais à esquerda?Perigooooooooooooooooooo.Carrancho é um radical extremista e anti democratico.Aborrecente é você.Tide é lixo virtual.Estamos cansados da estupida manuela e do caixa dois dela.Estamos cansados de toda essa ladruagem.Vai a merda seu canhoto.Esquerda é sempre sinonimo de coisa errada.Melhor ir mais ao meio para que não tenha contaminação com essa sujeira.

    ResponderExcluir
  9. Não acho que esgoto ou agua seja menos importante só não confio em partes do estatuto do PT.

    ResponderExcluir
  10. O PT seria bom se mandasse o Marx plantar batatas.

    ResponderExcluir
  11. O PT fala mal de todo mundo.O PT não presta.O PT é só mentiras.

    ResponderExcluir
  12. Por que demoniza o agricultor?Sem ele você não tem comida para comprar com seu cargo.

    ResponderExcluir
  13. O PT é o partido das tramoias.O PT é o partido das intrigas.O PT é o partido das mentiras.

    ResponderExcluir
  14. Você acha mesmo que um frentão de partidos com ideologias diferentes resolveria algo?Eles tiveram oportunidade e o povo recusou a eleição do frentão lá nos anos 90.Não vejo por que poderiam melhorar algo.Os partidos existem mas o povo vota em pessoas e essas pessoas são sempre as mesmas de sempre.É as pessoas que governam e não o partido.Não vejo nomes memoráveis nesse 2012.

    ResponderExcluir
  15. Esse jaguara dos coronéis se presta a vir aqui fazer dúzias de comentários anônimos. Se tivesse a mesma disposição para ir na fila do SINE procurar um emprego, não estaria em maus lençois. Tua família ficaria orgulhosa se arrumasse um emprego.

    ResponderExcluir
  16. Concordo contigo carancho. Liberdade nunca é demais. A propósito:
    “o excesso de liberdade se cura com mais liberdade”, de Tocqueville.

    ResponderExcluir
  17. Não esqueçam de entrar no site do Greenpeace e aderir ao movimento 'VETA TUDO, DILMA', referente ao recente Código Florestal da destruição e para que o nosso Brasil não seja ridicularizado na RIO+20(que já estão chamando acertadamente de RIO-20).

    ResponderExcluir
  18. Não vou mais postar aqui.Procurarei outro blog mais democratico.Ultima postagem.


    Sou a favor do codigo florestal e não vejo por que a dilma deveria vetar afinal ele faz bem mesmo que o rio grande do sul tenha campos ao invés de florestas.Dane-se o grempeace e outra corporações.Viva o povo.Mas o povo de verdade e não o povo do corporativismo.

    ResponderExcluir
  19. Esquerda?Seria melhor um governo sem ideologia ou um governo com a ideologia da honestidade.

    Bye bye tide.Vou procurar um blog mais democratico para comentar kkkkk.Mentira.Não vou perder mais tempo comentando em blogs.Farei algo mais legal.Ouvir musica,ver filmes ou outra coisa?Vou descobrir algo para fazer.

    Não vou para fila do SINE por que não tenho tempo para trabalhar.Trabalho não é para criança.Lugar de criança é na escola.Bye Bye tide.Durma bem e sonhe com a dilma.

    ResponderExcluir
  20. Não quero pegar sol.Bye Bye tide.Estou indo para outro blog ou indo fazer outra coisa mas trabalhar realmente não e não faria só por que você mandou.Não vou obedecer um partidário do partido das trevas.Prefiro estudar.

    ResponderExcluir
  21. O blog do tide é um blog de humor e não é para ser levado a serio.

    ResponderExcluir
  22. Tide Lima é um dos melhores humoristas de Santiago.Sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  23. Discordo, o Tide não possui lá muito talento para o humor. A piada que é muito boa (o prata$).

    ResponderExcluir