sexta-feira, 4 de maio de 2012

Do sociólogo JP .Para todos e para ninguém.

Para todos e para ninguém

"Em política, assim como na imprensa, não se pode subestimar ninguém. Os ensinamentos básicos do livro APRENDENDO COM A MÁFIA, são claros ao ensinar que não existe adversário inofensivo.
Existe em Santiago uma reiteração de subestimações. Porém, o que mais me preocupa é que tem muito gente apostando no incêndio, sem reflexões posteriores ao fogo.
Imaginar que ao ver alguém ferido, é melhor incentivar que se pise no pescoço, é um erro histórico, pois as consequências virão e aí ninguém sabe prever como serão os comportamentos.
Eu não aposto no incêndio, não quero ver o circo pegar fogo e nem acredito que supostas purificações - posto que não acredito nelas.
Hoje, senti-me impotente diante de uma situação, pois desde os 16 anos de minha volta a Santiago, nunca tinha presenciado e constatado um erro tão grave e tão sério de avaliação.
Ademais, a história tem nos ensinado que não se atiram companheiros aos lobos e nem se deve abandoná-los, sozinhos, na persecutória estrada da acusação. A vida é uma via de duas mãos e a volta dos abandonados pode gerar dissabores.
Por outro lado, nem dominados e nem dominantes podem subestimar os efeitos da terceira lei de Newton. Se bate de um lado, se leva de outro. Mas quem tanto leva, acaba reagindo, especialmente se as pancadas e o escárnio são desproporcionais, razão pela qual a própria pancada precisa ser dosada.
O cenário que prevejo no horizonte não é dos melhores. É uma lástima, pois tudo caminhava dentro de um caminho manso e sem grandes sobressaltos.
Quem está semeando as tormentas, deve estar preparado para tudo, inclusive para as tempestades."

2 comentários :