domingo, 9 de dezembro de 2012

Mais Água, mais Renda.


O governador Tarso Genro visitou a propriedade de Marcelo Juliani, no município de Formigueiro, região central do Estado, na manhã desta sexta-feira (07). Juliani, que é beneficiário do programa Mais Água, Mais Renda do Governo, apresentou um aumento produtivo por meio da irrigação. A atividade integra a agenda da Semana de Interiorização - Prestação de Contas. 

O governador acompanhou também a assinatura de contratos de financiamento de agricultores e bancos para aquisição de equipamentos de irrigação. "Temos uma política de Estado que gera integração entre a indústria, financiamento e atividade agrícola, tudo isso a partir de uma concepção de desenvolvimento que não aposta apenas em um determinado setor", ressaltou Tarso, acrescentando que a propriedade simboliza a visão de desenvolvimento que o Estado tem trabalhado e que dá sentido estratégico para o programa de Governo. 

"Este é um caso de sucesso que nós queremos espalhar por todo o Rio Grande", disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. "Já temos centenas de projetos pelo Estado produzidos por meio de diversas formas de tecnologia de irrigação. Este é o nosso presente, o nosso projeto de futuro, temos a garantia de renda para o produtor e a certeza de produzir". 

As estiagens no Estado causam grandes prejuízos agropecuários. Nos últimos 10 anos, 70% das lavouras sofreram um significativo comprometimento de seu potencial produtivo. A média do milho no Estado é baixa, cerca de 50 sacos por hectare, com a efetividade do programa de irrigação, a previsão é de que a colheita possa atingir o triplo. 

Dos 429,9 mil estabelecimentos agrícolas existentes no Estado, apenas 26,8 mil utilizam algum tipo de irrigação, significando apenas 6,2%. O programa Mais Água, Mais Renda foi criado para enfrentar os problemas causados pela estiagem, já que a partir da irrigação é possível evitar as frustrações de safra e manter o nível produtivo ao longo dos anos.

Texto: Daiane Roldão

Nenhum comentário :

Postar um comentário