quinta-feira, 24 de maio de 2012

Um "grupo" de cegos.





Os cegos estão por toda parte. Não falo dos que estão sempre de óculos escuros, guiados por uma bengala e são impedidos de ver a luz do sol, de contemplar o azul do céu, de olhar no fundo dos olhos, e outras maravilhas que só a visão pode captar. Não me refiro a esses, que também são muitos.

Falo dos cegos que possuem total capacidade visual, mas não a usam com sabedoria. O cego que enxerga, mas não vê. Aquele que não vê o outro, não vê nada além de si mesmo. Ou, ao contrário, vê unicamente o outro, e se desagrada para agradar o outro, que se coloca em segunda opção, sempre.

Falo daquele cego que não vê o que pode dar certo, mas só o que pode dar errado. Que vê a oportunidade, mas não arrisca. Que fecha os olhos e não se move quando se depara com a dificuldade, os obstáculos.

O cego que se depara com o necessitado, o faminto, o estigmatizado e baixa os olhos, com medo ou repulsa. Aquele cego que, de tanto ver, já não vê mais nada, em decorrência de uma visão desgastada, calejada, que já não tem sensibilidade para o mundo a sua volta. Que não se impressiona e nem se deixa emocionar facilmente.

Aquele cego que é capaz de captar todas as maravilhas do mundo, mas não as admira, não as valoriza, não as sente. O cego de olho grande, que vive na busca incansável pelo dinheiro e possui a vista desfocada para o valor das pequenas coisas. O cego que vive uma vida na qual não se vê, na qual não se sente vivo.

O cego que vislumbra o futuro e corre feito um louco atrás dele, esquecendo-se que a única certeza é o agora. O cego que só vê a capa, a casca, a superfície e que, antes mesmo de ver a fundo, faz uma série de julgamentos infundados, os chamados pré-conceitos.

A lista é interminável, e eles estão em toda parte. E são eles que sofrem da pior cegueira, uma cegueira que nem cirurgia de córnea resolve. Uma cegueira que não exige bengala, mas que pode gerar muitos tombos no percurso. Uma cegueira que só a vida pode consertar.

E para aqueles que aqui se viram: Abram os olhos, enquanto há tempo.


Texto retirado do blog Atelier das palavras
O título foi alterado.

4 comentários :

  1. justo opina:o que aconteceu com os blogs dos mamadores de Santiago,gastaram toda a munição injustamente contra o de ferro,agora colocaram como pre-candidato o Diniz Cogo, que é o sonho de consumo do PP,os mamadores estão rindo a toa,conseguiram alcançar as metas do patrão,mas o povo não dorme de touca,na minha opinião; se é pra colocar essas raposas velhas (DINIZ,IVANA,SANDRO PALMA,BRUXO,CADÓ,ETC)que fique como esta por mais 4 anos,até pagarem todos esses gastos que estão fazendo sem controle.A oposiçao tem que jogar todas as fichas para fortalecer a camara de vereadores,e acabar de vez com essa acomodadação,precisamos de novas idéias, novos rumos,etc. grato

    ResponderExcluir
  2. Mas então, minha gente? (como falava o fidallgo e por quê não – desllumbrado -Collor de Mello)
    Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta! Sentiram a minha falta?? Heinzes? Hann?
    Parece que as coisas se acalmaram pela terra. Ainda bem, não é? Muita intriga! Muita fofoca, não é mesmo?Muita gente do mal, daquelas que fazem a gente pensar, não éééémmm?
    Espero que não seja aquela calmaria dos cemitérios. Nem aquela que antecede as grandes tempestades, não é mesmo? Que o Salvador nos livre e salve disto! Já chega esta seca medonha! Dizem que é por falta de árvores. Não acredito nisto. Será?

    Olhe, volto depois de algum tempo afastado para recuperar as forças das batalhas campais.
    Mais no estilo “caranchinho, paz e amor”, sabe como é. Muito amor para compartilhar!

    Para começar, assim de leve, soft, lembrei-me a existência de inúmeros 'djornalistas' na cidade.
    E, em suas homenagens, muito embora ainda não tenha tido a oportunidade de comprovar as veracidades dos seus registros no Mtb (é …. é a sigla que alguns usam quando ser referem ao Ministério do Trabalho e Emprego), vou acreditar nas suas palavras (por ora, é claro – paz e amor, lembrem). Da mesma forma que acredito na existência do Papai-Noel e no Coelhinho da Páscoa. Sem duvidar. Simplesmente acreditando!

    Mas chega de blá, blá, blá. Isto cansa a minha beleza.

    Estive relendo o Código de Ética dos jornalistas, da ABI e, homenageando o saudoso Barbosa Lima Sobrinho, este incansável defensor da redemocratização do país e dos comícios pelas “Diretas Já”, pretendo, se o Tide assim permitir, divulgar os 27 artigos do Código. Começando por onde se começa: pelo começo.
    Como vai ser em conta-a gotas, pode ser um pouco enfadonho para ti, apesar de que, como já disse, são apenas 27 artigos.
    Se quiser, pode lê-lo na íntegra no link http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=450
    É claro, não terá a mesma graça. Aqui comigo vocês vão admirar-se e até espantar-se com o que diz o Código e com o que, por aqui, se pratica. Vejamos:

    O Código de Ética dos Jornalistas que fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.
    Do Direito à informação

    Art. 1° - O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.

    Art. 2° - A divulgação da informação, precisa e correta, é dever dos meios de divulgação pública, independente da natureza de sua propriedade.

    Art. 3° - A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo.

    Art. 4° - A apresentação de informações pelas instituições públicas, privadas e particulares, cujas atividades produzam efeito na vida em sociedade, é uma obrigação social.

    Art. 5° - A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e a aplicação de censura ou autocensura são um delito contra a sociedade.
    O Carancho# (agora aporrinhando com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante os art. 1º e 2º, não é?
      Quer dizer que, independentemente de o órgão de imprensa ser público ou particular, ele tem que prestar informações PRECISAS e CORRETAS?
      E que as informações PRECISAS e CORRETAS não podem ser impedidas por nenhum tipo de interesse? Tipo interesse partidário, interesse comercial ou interesse monetário?
      É o que me parece!
      O Carancho# (agora caranchinho "paz e amor")

      Excluir
  3. Ola, criei uma petição para favorecer os deficientes visuais, para criar medidas legislatórias para incluir eles na tecnologia, para que nossos órgãos lhe certifiquem direito de graça para que possam utilizar do sistema de GPS, guiados por comando de voz, e facilitar sua locomoção pelas ruas... O endereço pra assinar a petição é:

    http://www.avaaz.org/po/petition/GPS_AOS_CEGOS_TECNOLOGIA_HUMANA/?launch

    ResponderExcluir