domingo, 22 de maio de 2011

Espanha: “Ni cara A, ni cara B, queremos cambiar de disco”

Milton Ribeiro
“Nem lado A, nem lado B, queremos é mudar o disco”, “Nós buscamos razões, eles vitórias”, “Rebeldes sem casa”, Nosotros buscamos razones, ellos victorias”, “Mão ao alto, isto é um contrato”, “Esta não é uma questão de esquerda contra direita, são os que estão abaixo contra quem está acima”, com estas e outras palavras de ordem, os manifestantes que se encontram há sete dias na Puerta del Sol, no centro de Madrid, anunciaram que vão permanecer na praça pelo menos mais uma semana. A decisão foi tomada este domingo em Assembleia-Geral, após um debate que juntou centenas de participantes.
Em comunicado, os organizadores do movimento justificam a decisão com a “vontade de expressar o modelo desenvolvido na Puerta del Sol a outros bairros de Madrid, para que mais madrilenhos possam experimentar o sistema de participação direta que se vive aqui”.
Enquanto isso, milhares de pessoas continuam acampados na Puerta del Sol debatendo temas como desemprego, crise financeira e social, aproveitam também para se divertir em alguns concertos ou espaços lúdicos para crianças.
Estão, ainda, previstos para esta noite debates sobre os resultados das eleições municipais e regionais deste domingo.
Todas estas ações integram no chamado Movimento 15 M, Movimento 15 de Maio, iniciado no domingo em mais de 50 cidades de Espanha. A Plataforma Democracia Real Já! é a origem do movimento, que se assenta em contatos e mobilizações de cidadãos, organizações cívicas, culturais e estudantis através das redes sociais. É um movimento que se afirma apartidário que não luta contra os partidos mas sim “contra o bipartidarismo” que se instalou como sistema político em Espanha.
Leia abaixo manifesto do M-15:
Quem somos?
Somos pessoas que vieram livre e voluntariamente, que depois da manifestação decidimos nos reunir para seguir reivindicando a dignidade e a consciência política e social. Não representamos nenhum partido ou associação.
Nos une uma vontade de mudança. Estamos aqui por dignidade e por solidariedade com os que aqui no podem estar. Porque estamos aqui?
Estamos aqui porque queremos uma sociedade nova que de prioridade à vida acima dos interesses econômicos e políticos. Reivindicamos uma mudança na sociedade e na consciência social. Demonstrar que a sociedade não dormiu e que seguiremos lutando pelo que merecemos pela via pacífica. Apoiamos os companheiros que foram detidos na manifestação e pedimos que sejam colocados em liberdade.
Queremos tudo, queremos agora, se concorda com a gente: Una-se.
Fonte: Redes Sociais espanholas e Facebook do movimento

Nenhum comentário :

Postar um comentário