quinta-feira, 19 de maio de 2011

Governo estuda mutirão para destruir armas armazenadas em fóruns


folhaarmas
O Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça estudam realizar um mutirão de perícias em armas acauteladas em fóruns do país para diminuir o acúmulo nos depósitos judiciais.
As condições de armazenamento dessas armas preocupa o governo federal. A Folharevelou que relatório do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) aponta o desvio de mais de uma arma por dia em fóruns do país.
O secretário-executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto, afirmou que peritos da Força Nacional de Segurança podem ser usados no esforço para a perícia dessas armas.
O Exército também deve participa da parceria, para agilizar a destruição. A previsão é que até o fim do mês o plano esteja pronto, disse Barreto.
Há mais de 755 mil armas acauteladas sob a guarda da Justiça, segundo monitoramento do CNJ. Esse material é preservado por algum tempo porque a defesa pode requerer nova análise da arma. Em alguns casos, o acúmulo atrasa até mesmo a perícia da polícia, que deveria ser feita após o crime.
Na análise do conselho, porém, em muitos casos os juízes retardam a determinação de destruição, acumulando armas em locais inadequados. O levantamento de Pimenta mostra que estagiários e funcionários terceirizados não tiveram dificuldade em desviar revólveres e pistolas para criminosos.
Além do mutirão para perícia e destruição das armas, o grupo estuda ainda alguma forma de tornar automática a inutilização.

Nenhum comentário :

Postar um comentário