sábado, 28 de maio de 2011

Municípios debatem como aproveitar o PAC do Saneamento Ambiental

Rachel Duarte
A importância e a participação dos municípios gaúchos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito do Saneamento Ambiental, foi discutida pelos gestores públicos e políticos do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (27). O debate integrou a série Destinos e Ações, promovida pela Assembleia Legislativa do RS e Câmara Federal. Interessados no assunto lotaram o plenário e falaram sobre o tema técnicos ligados ao assunto da Presidência da República e do Ministério das Cidades. Estiveram presentes a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e o deputado federal Ronaldo Zülke, representando o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT). Os participantes foram recepcionados na sala de reuniões da Presidência, antes da abertura do evento, pelo presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), secretários e deputados estaduais.
O deputado Adão Villaverde abriu o debate destacando a presença de grande número de gestores públicos, em especial prefeitos, prefeitas e secretários municipais e estaduais. “Além de ser um compromisso e uma responsabilidade desta Casa, pregar relações institucionais e fazer deste espaço público um espaço de grandes debates e de construção de políticas públicas destinadas ao povo do nosso estado, esta parceria com o Senado e a Câmara Federal fortalece uma área que necessita muito de apoio, que é a do saneamento”, disse o presidente da ALRS.
A senadora do PP Ana Amélia quis afastar uma possível motivação política sobre sua participação no evento. “Nós somos do partido do saneamento. Hoje os municípios gaúchos vão ter o mapa da mina para realizar seus projetos de saneamento. No dia 15 de junho, abre o prazo para entrega dos projetos. É importante a participação dos gestores municipais para que conheçam as formas de acessar os recursos do PAC e desenvolvam os projetos da melhor maneira possível”, informou. Ana Amélia também elogiou o programa criado pela presidenta Dilma Rousseff (PT). Salientou que “no estado, estamos numa situação inferiorizada nesta matéria (saneamento básico), que é também saúde pública”.
Já o deputado federal Ronaldo Zülke (PT-RS) ressaltou a importância da participação dos gestores devido à dimensão do projeto relacionado ao setor. “Os recursos do PAC 2 proporcionarão uma verdadeira revolução no que se refere aos investimentos em saneamento ambiental”, projetou Zülke.
O programa Destinos e Ações para o Rio Grande já debateu o Novo Código Florestal, a Reforma Política, a Educação e Inclusão Digital o tema Intolerância — Violência e Desagregação Social. O próximo será na segunda-feira (30) e tratará do tema “Economia Solidária e Infraestrutura, Mobilidade e Segurança”.
*Informações da Assembleia Legislativa RS

Nenhum comentário :

Postar um comentário