segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIÁLOGO DE UM FILHO ADOLESCENTE COM SEU PAI...



À noite, meu pai e eu estávamos sentados na sala conversando sobre muitas coisas da vida, entre outras, estávamos falando temas como viver e morrer. 

Disse-lhe então:
- Pai, nunca me deixe viver em estado vegetativo, dependendo de máquinas e líquidos para viver...
Se algum dia eu estiver neste estado, desligue os aparelhos que me mantém vivo.
PREFIRO MORRER...

Então, meu pai se levantou com uma cara de admiração... E desligou a TELEVISÃO, o DVD, o CABO DA INTERNET, o COMPUTADOR, o MP4, meu VIDEOGAME PLAYER, tirou-me o CELULAR, o NOTEBOOK e ... TODAS AS CERVEJAS DA CASA.

13 comentários :

  1. Valho-me uma vez mais deste democrático espaço para algumas ponderações sobre a política partidária local.
    O que tento dizer aqui, vale, não somente para Santiago. São igualmente pertinentes à diversas comunidades do interior riograndense, visto serem suas formações agropecuárias e suas tradições folclóricas bastante semelhantes em suas origens e em sua manutenção.
    O gaúcho interiorano é conservador, ponto pacífico? Tudo aquilo que tenda a modificar sua peculiar maneira de encarar a vida é visto com muita desconfiança. Neste sentido, propostas que massageiem seu ego e digam aquilo que ele entende e que ele gosta, têm a sua simpatia, a sua admiração, o seu engajamento. É um alma pura, sem maldades e que ainda acredita na palavra empenhada. Campo fértil para falsos profetas, falsos curandeiros, falsas crenças e falsos políticos. Tipo algum espertalhão que quisesse, em tese, galgar carreira política defendendo os pequenos agricultores e os pequenos pecuaristas de economia basicamente unifamiliar. O ideal é que ele (o esperto), também fosse um agricultor ou um pecuarista. Seu discurso teria maior credibilidade, claro. Mas isto não é fundamental. Pode ser até mesmo um técnico. Um engenheiro civil, por exemplo. Nem é preciso que conheça um cavalo, uma lavoura. Basta, e isto é essencial, que tenha uma lábia direcionada às aspirações de quem está a lhe escutar. O resultado é óbvio. Eleição garantida. Depois de eleito, bom … depois de eleito, a coisa muda um pouco. As negociações são feitas com outro tipo de cliente. Aquele cliente poderoso, rico, muito rico que às vezes representa interesses internacionais e que está em busca de facilidades e de legisladores favoráveis aos seus interesses econômicos, nem sempre condizentes com os interesses daquele povo simples que elegeu o nobre representante.
    Apenas para exemplificar e tornar o discurso um pouco menos monótono, digamos que o grupo poderoso represente a indústria do fumo. Claro que fumo e saúde pública são mutuamente excludentes. Enquanto um mata (e mata muito), sendo origem de quase todas as doenças conhecidas e lucra (lucra muito), com o vício, a outra (a saúde pública), têm custos financeiros e de vidas humanas incalculáveis.
    Tomemos outro exemplo. A pretensa expansão das lavouras até às margens dos rios, ribeirões, sangas e todo tipo de mananciais aquíferos, carreando seus indefectíveis agrotóxicos, defensivos, fertilizantes etc, acabando de vez com a potabilidade de suas águas. Beberemos água contaminada, pois não? Ou você, querido leitor (e eleitor), é daqueles que acredita que os 'tratamentos' da água realmente tornem-na 100% potável e sem nenhum dano à nossa saúde?
    Por fim lhes digo: não basta ir lá na urna, votar e fazer como Pilatos: lavar as mãos e dizer: pronto, fiz a minha parte, o meu dever cívico, a minha obrigação.
    Não!
    A parte mais importante é aquela que não temos feito! E que os políticos tanto adoram! É a fiscalização e o controle dos atos dos 'nossos' representantes! E como se faz esta fiscalização? Bom, tem diversas maneiras. Menos a de acreditar no que diz o 'nosso' representante, é claro. De confiar na sua palavra, ou pior, na palavra de seus 'assessores'.
    Mas isto dá trabalho? Não tenho tempo pra nada, não venha me inventar coisas pra fazer!
    Dá trabalho sim. Exercer a fiscalização ou o outro termo que se usa, exercer a cidadania, dá trabalho, sim, não nego!
    Ouvir noticiário, ler jornais, assistir às sessões das Câmaras, acessar, se possível os sites da Câmara, da Assembleia, da Câmara dos deputados, do Senado.
    Ah, e isto também é importante: saber separar o joio do prates, quer dizer o pratas do trigo, quer dizer o joio do trigo!
    Feito isto você estará preparado para adentrar o paraíso. Ou melhor, estará exercendo sua cidadania plena e a vida democrática: do povo, para o povo.
    O Carancho#

    ResponderExcluir
  2. Olhe, tem mais umas coisitas …
    Se as tais linhas mestras e principiológicas expostas pelo Bianchini foram concebidas mesmo pelo finado morto, se foram pensadas pelo finado vivo, ou se ainda, foram imaginadas pelo PP, se pelo PT, se pelo PPL ou se pelo PQP, nada disto importa!
    O que importa, como se diz é que são muito boas. São propostas para vencer qualquer eleição. São propostas que ganham meu voto. São ideias para geração de riqueza e renda. Melhor que isto só se estivesse contemplada a transferência da sede da Petrobras para a cidade.
    Enquanto plataformas de ação e de enfrentamento de aparelhos ideológicos do staff e das pessoas mais pertas (sic) do mandatário, estão ótimas e alvissareiras.
    O problema maior, como diria o reluzente e estrela cadente Renão (ou o compuscado Millôr), é transformar este ideário, em ações concretas e efetivas, de modo a transformar o inferno santiaguense em um paraíso terrestre tipo Singapura ou o Bahrein.
    O Carancho#

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver suas postagens!Se é contra isso então por que tem blog?Cadê a lógica?Por que só anonimos comentam no seu blog?Por que tanto amor e devoção ao deputado pimenta?Você é estranho!

    ResponderExcluir
  4. por que o blog do julio prates é mais lido que o seu blog?

    ResponderExcluir
  5. Singapura ou o Bahrein?Você está bebado?Olha a bobagem que acabou de falar.Não vem com essa.Vocês querem é mamar na prefeitura Santiaguense!Vocês não me enganam.Seus petralhas!Eu sou imune a doutrinações!Viva o Tio Rei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em verdade ele não acabou de falar nada! Ele escreveu.
      Ah, outra coisa, Cingapura e Bahrein não são marcas de xarope, tá?

      Excluir
  6. Tio Rei manda nos pampas também,meu!

    ResponderExcluir
  7. O destino de todo petralha é voltar para Cuba e não sair mais de lá caindo junto com a ditadura dos castros.

    ResponderExcluir
  8. Viva Juventude Tucana Serrista Paulista.Serra é bagual que não se entrega.Estamos de olho sempre aberto,meu!

    ResponderExcluir
  9. Serra é gaúcho no nosso corações.Dilma é uma aberração!Se agente maltrata a natureza ela se vinga!Mas Dilma vai cair.

    ResponderExcluir
  10. Dilma é uma aberração!Um erro que tem conserto!O conserto é eleger um presidente de verdade!

    ResponderExcluir
  11. Dilma vai cair fora em 2014 e ver que seu governo foi uma porcaria!

    ResponderExcluir
  12. Este neysinho é ridículo!
    Além de burro é infantil!

    ResponderExcluir