Assim começou a surgir o Corede Vale do Jaguari.
Quando no Governo Olivio Dutra, apareceu o Orçamento Participativo, verifiquei que estavamos numa fria. Nós estavamos disputando verbas, obras e prioridades com Santa Maria e região, não dava. Escrevi então este documento histórico, com raiva, apresentei nas assembléias do OP, defendi e foi aprovada e juntada em ata.
Assim começou nosso COREDE, com o apoio do então Presidente da Câmara Vereador Pele, a professora Simone, Rogério Anesi e o professor Welinton na URI, via o FORDRIN - Fórum de Desenvolvimento Regional Integrado, onde eu representava na época os alunos e os "diretórios acadêmicos" que nunca funcionaram. Outros pessoas também ajudaram, mais tarde, fomos a Capital, reforçar o encaminhamento, protocolar.
Demorou a acontecer, mas foi assim que começou nosso COREDE.
"COREDE VALE DO JAGUARI – ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aqui nesta região, nossas vidas estão ligadas pela cultura gerada pelas nossas características de ocupação do solo, pela produção, pela proximidade de nossas famílias no espaço e na história.
O Estado do Rio Grande do Sul está organizado politicamente através dos COREDES – Conselhos Regionais de Desenvolvimento, nossa região esta inserida no Corede Centro, com algumas exceções. Somos o maior Corede do Estado, agregando 34 municípios com características distintas, subdividindo-se em três regiões (Cachoeira do Sul, Santa Maria e Vale do Jaguari).
As políticas e projetos de governo não encontram aplicabilidade em nossa região devido ao distanciamento do poder decisório e pela multiplicidade de municípios, dificultando o acesso aos serviços, programas de fomento e assessoramento técnico.
Historicamente em nossa região há debates e movimentos que buscam a igualdade de tratamento nas políticas de desenvolvimento e na distribuição de recursos que contemplem efetivamente as necessidades de nossa região.
O atual governo do Estado sensível a esta realidade, proporciona a reflexão em torno de uma nova organização, corrigindo distorções com o tempo observadas. Exemplificamos com o caso de Santiago que tem a Coordenadoria de Educação em São Borja, a da agricultura em São Luiz Gonzaga, a Regional da Corsan em Alegrete e em Santa Maria, a Saúde, EMATER e Segurança.
É o momento de unirmos esforços no sentido de dotar a Região do Vale do Jaguari de força política capaz de ser reconhecida pela potencialidade e necessidade de autogerir as iniciativas fomentadoras de desenvolvimento considerando as nossas peculiaridades.
Para que este sonho possa se concretizar é necessário a união e o engajamento de todas as forças vivas de nossa região, buscando a sensibilização dos deputados estaduais para apoiar a iniciativa regional, com apresentação de emenda à lei que regula os COREDES.
COMISSÃO PRÓ-COREDE
VALE DO JAGUARI
Fevereiro/2001"
Texto - Tide Lima.
Seria instrutivo atualizar a atuação e os resultados obtidos com este desmembramento da Corede Vale do Jaguari neste período de 11 anos - tempo que passou entre as reivindicações da Comissão e os dias atuais.
ResponderExcluirConcretamente, quais as conquistas obtidas desde a sua criação? Quais os resultados positivos às cidades que o compõem? Houve ganhos de recursos orçamentários?
Respeitosamente, são algumas questões que ficam a merecer resposta!
oCarancho#
Estarei fazendo este levantamento, mas não tenho dúvida que o desvinculo de Santa Maria e Cachoeira, foi muito importante para o Vale do Jaguari.
ExcluirUm abraço carancha.
isto, numeros. #botacalando
Excluir