Um dos pilares da vida democrática, o Princípio da Livre Manifestação do Pensamento sofre uma limitação quando se trata de anonimato. Entretanto esta limitação não é objetiva, total ou de aplicação direta e inquestionável, como pensam alguns.
'Contrario senso' do que muitos imaginam (inclusive estudiosos e aplicadores do direito), ela é subjetiva, depende da análise de cada caso concreto. Há casos em que não só é admitida como até incentivada. Por exemplo, no caso de denúncias de ocorrência de crimes (notitia criminis).
Na verdade, se a matéria objeto de análise não for ostensivamente ofensiva, injuriosa, difamatória, não há porquê ser objeto de matéria penal. O estado não penaliza a tudo e a todos, apenas aqueles que a sociedade considera mais relevantes. Nem poderia, tamanha a possibilidade de eventos. Há uma necessária e desejável discricionariedade do juiz natural.
Comentário de um cidadã nas minhas postagens.
Comentário de um cidadã nas minhas postagens.
A eliminação de comentários em blogs tem duas origens do responsável pelo espaço. Ou covardia e medo ou a manipulação, a visão caolha, aquela que só admite o seu lado da verdade.
ResponderExcluirÉ muito fácil pinçar e eliminar um ou outro comentário fora do contexto e da civilidade social.
Por que não fazem isto? Ora, para alguns o exercício e a prática democrática são fardos muito pesados para carregar. Não estão habituados a isto....
É isto.
ResponderExcluirE tem outra coisa. Se fizerem muitos comentários podem dificultar as negociações e a venda dos espaços e informações.
A informação virou fonte de renda para muitos.
Vende-se tudo. A consciência, o caráter, a ética.
Virou um balcão de negócios rentáveis e lucrativos.
Temos de ter muita atenção ao que tentam nos transmitir. Procurar, à medida do possível outras fontes, outras verdades. Isto serve para qualquer veículo de comunicação. O rádio, a tv, os jornais/livros e ultimamente, os blogs e redes sociais.
Só lendo de tudo para escaparmos um pouco das armadilhas midiáticas.
oCarancho#