quarta-feira, 4 de julho de 2012

Combate ao esvaziamento no campo.


 
Durante o debate sobre os eixos e as medidas para o Plano Safra 2012/13, realizado em 20 de junho pela Câmara Temática Economias do Campo, os conselheiros somaram–se à preocupação do governo estadual de tomar iniciativas concretas para reduzir o esvaziamento do meio rural.
"Em dez anos, 270 mil pessoas abandonaram a atividade rural no Rio Grande do Sul. É preciso viabilizar a vida no campo para fomentar essa economia, principalmente na agricultura familiar", alertou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan.
Na oportunidade, Pavan detalhou os principais eixos propostos pela principais eixos propostos pelo Comitê Gestor do Plano Safra Estadual ao Plano Safra, que deve ser anunciado pelo Governo do Estado na primeira metade de julho. De acordo com o secretário, os projetos têm metas quantitativas para alcançar, visando a obter um resultado sólido e não ficar apenas no planejamento".
As 90 medidas propostas pelo Comitê Gestor do Plano Safra Estadual foram desenvolvidas a partir de fóruns de Participação Popular e Cidadã, e englobam diversas ações que visam atender demandas referentes a temas como estiagem, desigualdades regionais e infraestrutura.
"O diálogo social agregado aos órgãos oficiais torna possível a inclusão de políticas públicas no Plano, para que seja elaborada uma estratégia de desenvolvimento rural de acordo com orçamento disponível", enfatiza Ivar Pavan. O secretário também ressaltou a importância da parceria com órgãos federais, assim como a urgência de uma revisão do orçamento público federal, no que diz respeito à política nacional para a agricultura.

Participação orienta ações do governo
O Plano Safra foi apresentado aos conselheiros no início de maio, com prazo para oferecerem contribuições ao documento que agrega colaborações de diferentes fóruns de participação. Estímulo à diversificação de culturas para os fumicultores e ações integradas de combate à evasão rural, com políticas públicas na área de ensino, moradia, inclusão digital, estão entre as sugestões.
O Plano Safra vem sendo construído de forma participativa para atender as expectativas do segmento. Até o ano passado, o governo do RS não tinha um Plano Safra estadual, como o que é anualmente anunciado pelo governo federal em meados de cada ano.
No balanço parcial da primeira edição de 2011, foram destinados R$ 1,1 bilhão, recursos próprios do Banrisul, totalizando R$ 15 bilhões somando recursos federais e as operações dos demais operadores de crédito. A estimativa é que o valor de crédito tenha um acréscimo expressivo para a próxima safra.
Além de recursos, o Plano Safra é articulado entre os diferentes órgãos do governo, permitindo transversalidade nas ações e dialogando com as diferentes necessidades. Na reunião de hoje também foram aprofundados os eixos do plano que está fundamentado no combate à estiagem e ao esvaziamento no campo, erradicação da miséria rural, infraestrutura melhorada e recuperação da capacidade de gestão do Estado orientam as ações do governo.
Além dos conselheiros da Câmara, reunião contou com a presença de representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Coordenação da Assessoria Superior do Governador, de membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), além do Secretário da Secdes, Marcelo Danéris.
O Comitê Gestor do Plano Safra Estadual é coordenado pela SDR e Seapa e conta com a participação da Sefaz, Seplag, Banrisul, Badesul e BRDE, além de outros órgãos convidados.
Foto: Eduardo Seidl

Nenhum comentário :

Postar um comentário