segunda-feira, 4 de abril de 2011

Japão vai jogar água radioativa no mar


Jorge Seadi
Sem alternativas melhores, o governo do Japão autorizou que a Tokyo Electric Power (Tepco)  jogue 11,5 toneladas de água com radioatividade no mar. A água que está nas piscinas dos reatores da usina de Fukushima será jogada no mar por questão de segurança, afirmou  o porta-voz do governo, Yukio Edano.
Segundo o porta-voz, a água que será jogada no mar tem uma concentração de radioatividade 100 vezes maior que o permitido, ainda baixa se consideradas as circustâncias. A água que será despejada no mar está nas piscinas dos reatores 5 e 6 e dará lugar para águas com maior índice de radioatividade que estão nas piscinas dos outros reatores. Retirando esta água dos reatores 1,2 e 3 os técnicos acreditam que terão mais facilidade para fazer o resfriamento.
Hoje (4) técnicos da Tepco colocaram corante no túnel próximo ao reator 2 para tentar encontrar o caminho do vazamento para o mar. A rede NHK informou que funcionários da empresa responsável pela usina colocaram o corante em uma fossa onde foi localizada uma rachadura de 20cm de onde pode estar indo a água contaminada para o mar.
Com informações do UOL 

Nenhum comentário :

Postar um comentário