segunda-feira, 4 de abril de 2011

Travessia urbana: nasce uma nova Santa Maria


Na próxima sexta-feira, dia 8, os santa-marienses tomarão conhecimento da maior obra de infra-estrutura a ser realizada em nossa cidade. Juntamente com o diretor do DNIT, Hideraldo Caron, com o deputado estadual Valdeci Oliveira e representantes da Cacism, apresentaremos o plano de travessias urbanas para Santa Maria, obra orçada em R$ 300 milhões, sem necessidade de qualquer valor de contrapartida da Prefeitura Municipal. Esses recursos, que conquistamos frente ao Governo Federal, darão suporte aos projetos de desenvolvimento que há muito sonhamos para nossa Santa Maria.
O plano de travessias urbanas está divido em quatro subprojetos. No primeiro, teremos a duplicação dos 14,4 quilômetros do trecho entre os trevos da Ulbra e do Castelinho, a reformulação dos acessos da Cohab Tancredo Neves, Parque Pinheiro Machado, Cohab Santa Marta, cruzamento Capitão Vasco da Cunha, Patronato, Renascença, Urlândia, Rua Duque de Caxias, e a reestruturação dos trevos da Avenida Walter Jobim, Uglione;, Castelinho e Rodoviária.
O segundo subprojeto prevê melhorias na Faixa Nova de Camobi, o terceiro, adequações na BR 392, no sentido Santa Maria a São Sepé. Por fim, no quarto subprojeto, está prevista a remodelação da BR 158, entre os trevos da Walter Jobim e o acesso alternativo à Cohab Tancredo Neves. 
O que Santa Maria está prestes a presenciar é fruto de um conjunto de ações muito bem articulado, resultado do trabalho e da união de diversas forças em busca de um objetivo principal: melhorar a vida dos santa-marienses. Foi em nome disso que em março de 2010, em parceria com a Cacism, oficializamos o pedido de inclusão das travessias urbanas de Santa Maria na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento.
Na época, nos dirigimos a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, hoje Presidente do Brasil. Trabalhamos no limite de nossas possibilidades, destacando, em primeiro plano, a importância da obra para o desenvolvimento de nossa região, e obtivemos parecer favorável da Casa Civil e também do DNIT para a concretização da proposta. Com apoio do Governo Federal recolocamos Santa Maria na lista das cidades prioritárias e capazes de conquistar grandes investimentos.
O novo desenho rodoviário resolverá problemas históricos de segurança e fluxo de trânsito em nossa cidade. Garanto que essa obra vai ser um marco na história de Santa Maria e projetará nosso município para o futuro. Nosso povo merece!

Dep. Paulo Pimenta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário