terça-feira, 19 de abril de 2011

Samsung pode ter estaleiro no polo naval de Rio Grande.




Felipe Prestes
O vice-presidente para novos negócios da Samsung, Benjamin Sicsú, reuniu-se no final da tarde desta quarta-feira (13) com o governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. O executivo cumpriu agenda com o governo durante todo o dia, a fim de iniciar uma aproximação entre a empresa e o estado. Almoçou com Knijnik, conversou com técnicos que mostraram os planos do estado para atrair investimentos e depois conversou com o governador.
“O RS era um estado que a gente não tinha estudado tanto quanto merecia nos últimos anos. A gente veio iniciar um contato e ter informações sobre o que o estado está fazendo para analisar alguma possibilidade futura”, afirmou Sicsú. Não houve qualquer anúncio de investimentos no estado, nem deve haver nada de concreto em curto prazo, mas a possibilidade maior é de que a empresa sul-coreana invista aqui em um estaleiro no polo naval de Rio Grande.
De concreto, segundo o secretário Knijnik, fica o compromisso de que o Rio Grande do Sul seja sempre convidado a negociar nos próximos investimentos que a Samsung fizer no Brasil. “O que é certo é que todos os investimentos que eles fizerem no Brasil nós seremos consultados e tentaremos negociar. Este é o compromisso firme com eles”, disse.
Benjamin Sicsú afirma que sentiu confiança nos interlocutores no estado e que saiu da reunião com o governador com a sensação de que o encontro vai render novas conversas. “Não ficou nenhuma reunião marcada, mas a gente sentiu muita confiança no interlocutor. A gente tem certeza que haverá mais reuniões. Estamos tratando de produtos, são coisas demoradas. Espero comer ainda muita polenta e galetos”, brincou.
Polo naval
Apesar de ter se consolidado no Brasil com a produção de eletroeletrôncos, a Samsung tem investimentos em todo o mundo nas áreas de indústria pesada, indústria química, financeira e empresas afiliadas até na área hoteleira. Na área da indústria naval, a Samsung se tornou sócia de um estaleiro em Recife.
Benjamin Sicsú ressalta que responde apenas pela parte de eletroeletrônicos, mas que a Samsung Eletrônica, por ser a empresa mais consolidada do grupo no Brasil, ajuda, sim, nos novos investimentos sul-coreanos no país. “O pessoal ligado à indústria naval está buscando novos locais no Brasil para novos investimentos. A área naval tem crescido muito. É uma busca frequente. Sou da Samsung Eletrônica, mas ajudamos as outras empresas da Samsung a fortalecerem seus investimentos. A gente conversou sobre tudo”, disse.
O executivo ressaltou que a Samsung venceu algumas licitações da Petrobras para produzir plataformas de pré-sal, que serão fabricadas na Coreia do Sul. No polo naval de Rio Grande, a empresa já fornece know how a algumas empresas. O secretário Mauro Knijnik revelou que a Samsung pretende ter um estaleiro no Brasil em que seja sócia majoritária. Nesta busca, o Rio Grande do Sul deve se colocar como forte concorrente. A área da indústria naval é a que há mais possibilidade de um investimento sul-coreano. “Se eu fosse escolher, escolheria que eles investissem na indústria naval”, disse Knijnik.
Os laços entre o governo gaúcho devem ser mais estreitados com a viagem do governador para a Coreia do Sul, entre os dias 27 de maio e 4 de junho, quando ele vai visitar três diferentes fábricas da Samsung. “Tivemos a notícia do governador de que ele deve ir à Coreia neste ano. Esperamos que a gente se aproxime mais ainda. Com este ciclo de conversas, se surgir a possibilidade de investimento no estado a empresa fará com o máximo gosto”, afirmou Benjamin Sicsú.

Nenhum comentário :

Postar um comentário