sexta-feira, 1 de abril de 2011

Uruguai descobre petróleo em seu território


Jorge Seadi/ Sul21.
A notícia está mexendo com os irmãos uruguaios. Nas proximidades do balneário La Paloma, estado de Durazno, foi encontrado petróleo. “É petróleo mesmo. Só não podemos afirmar ainda a quantidade que existe ali”, disse o eufórico presidente da empresa estatal de petróleo do Uruguai, a Ancap, Raul Sendic. Segundo o presidente da estatal, empresas americanas, russas e argentinas já manifestaram interesse em explorar e negociar o óleo uruguaio.
Em entrevista a emissora de tevê Telemundo, de Montevideo, Sendic disse também que há indicios de que pode haver petróleo também nos estados de Artigas, Salto, Paysandu, Cerro Largo, Trinta e Três em em Tacuarembó. Nos próximos dois anos, a Ancap e empresas associadas farão trabalhos de perfuração e exploração nestas regiões, começando por La Paloma. O dirigente da estatal uruguaia disse que foram encontrados indícios de petróleo em rochas de alto conteúdo de matéria orgância que “ao longo de milhões de anos favoreceram a formação de hidrocarbonetos.”
Raul Sendic afirmou também que foram encontrados quantidades importantes de gás em várias regiões do território uruguaio. Mas não deu maiores detalhes. Já o ministro da Indústria, Roberto Kreimerman foi mais comedido. “São dados importantes, mas ainda preliminares”, disse o ministro à rádio Carve.
O Uruguai é um país de 3 milhões de habitantes e a cidade balneária de La Paloma está a 160km da fronteira brasileira. Tacaurembó, outra cidade uruguaia com indícios de petróleo está a apenas 111 km de Livramento, outra cidade gaúcha que faz fronteira com o Uruguai. Os trabalhos de prospecção se realizam desde 2009 por empresas norte-americanas. A notícia de que foram encontrados fortes indícios de óleo a 180 metros de profundidade causou surpresa aos moradores de La Paloma. E também muita alegria. No entanto, o ministro da Indústria, Roberto Kreimerman pediu moderação “porque isto não quer dizer seremos um país produtor e exportador de petróleo”.
Por outro lado, o diretor da Ancap, Juan Gómez, se mostrou entusiasmado com as amostras afirmando que “o óleo que sai das rochas é puro”. Gómez disse também que estas rochas indicam que pode haver petróleo em outras regiões da América Latina.

Nenhum comentário :

Postar um comentário